A Escola Estadual Honório Fraga, em Colatina, surpreendeu com o projeto “Expresso Literário”, realizado em 28 de outubro, em que os alunos foram responsáveis pela criação de museus virtuais com visitas guiadas em realidade virtual. A iniciativa buscou incentivar a leitura, a escrita e a interação cultural dos estudantes de uma forma inovadora e imersiva.
Segundo a professora de Artes, Joyce Matos, que orientou o projeto, o objetivo foi proporcionar uma experiência que unisse o conhecimento literário a uma abordagem tecnológica. “Essa experiência ajudou os estudantes a ampliar sua visão crítica e contextual sobre a sociedade e a literatura, tanto no ambiente escolar quanto fora dele“, destacou.
Os alunos participaram ativamente de todas as etapas, desde o planejamento dos temas até a produção de conteúdos interativos, como vídeos e tours em 3D. Divididos em áreas temáticas, os museus refletem o aprendizado nas disciplinas de Artes, Línguas e Tecnologias, promovendo uma nova forma de vivenciar o conhecimento adquirido.
Beatryz Dias de Souza, aluna do curso técnico em Informática e uma das participantes do projeto, compartilhou sua experiência: “Foi muito gratificante. Aumentou meu interesse por tecnologia e leitura, além de me permitir explorar a criatividade para imaginar cenários e personagens“, relatou a estudante.
Crédito: Sedu
- Escola de Colatina discute ética no uso da inteligência artificial na educação
- Escola de Colatina promove projeto sobre os 60 anos do Golpe Militar de 1964
- Escola do Futuro em Colatina forma Grupo Musical como resultado de eletiva
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!