O Dia de Finados está chegando e está tudo pronto para receber as mais de 10 mil pessoas, que devem visitar os três cemitérios da cidade, de 6 às 18 horas, para prestar suas homenagens aos familiares que estão sepultados. Todos os serviços necessários foram feitos visando a tranquilidade, o conforto e a segurança de quem vai circular pelos locais.
O coordenador dos cemitérios São Vicente, São Francisco de Assis e São Judas Tadeu, e também do distrito de Itapina, José Vicente Avelino, informou que são mais de 12 mil pessoas sepultadas, e por isso, nesta época a movimentação é muito grande, com um maior fluxo de pessoas circulando, que começa, inclusive, nos dias que antecedem à data.
“Toda a manutenção foi intensificada, os trabalhos de poda de árvores, capina da vegetação e varrição nas áreas abertas e também nos espaços onde o público passa. Está tudo pronto,” disse Avelino. O coordenador pede a colaboração dos familiares e faz algumas recomendações explicando que são deles a exclusiva responsabilidade da limpeza e de outros serviços nos túmulos.
Outra orientação, é que evitem levar vasos com flores e outros tipos de embalagens para deixarem nos túmulos, pois quando chove eles acumulam água e viram local de proliferação de larvas do mosquito aedes aegypti, o transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Rotineiramente, após as chuvas, a equipe faz um trabalho de recolhimento dos vasos ou de furar os que são necessários.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Administração (Semad) estará disponível para informar e atender outras necessidades. Do lado de fora dos cemitérios, haverá ambulantes vendendo flores, velas, água e outros produtos. A Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) vai organizar as áreas para que não haja congestionamento.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!