Na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, o Centro de Referência das Juventudes de Colatina recebe duas oficinas de literatura. Promovidas pelo projeto “Poetas do Rio Doce”, da Editora Cousa, as atividades têm como objetivo sensibilizar e fomentar a escrita de autores locais, especialmente os jovens atendidos pelo equipamento público do Governo do Estado.
Às 10h acontece a Oficina de Escrita Poética, com Lívia Corbellari, e pela tarde, às 14h, será realizada a Oficina de Escrita em Prosa, com Saulo Ribeiro, cada uma com duração prevista de 1h30. O Centro de Referência das Juventudes de Colatina está localizado na Avenida Padre Acácio Valentim Moraes, número 1500, no bairro João Meneguelli.
Auto estima
“Nosso público-alvo são os jovens e os moradores da região, chamados a contar suas vivências e angústias de forma poética. Pensamos que isso valoriza a autoestima das pessoas e do lugar. E convida a outras pessoas de outros lugares a penetrar também neste universo de criação literária”, diz Saulo Ribeiro.
As oficinas marcam também o lançamento de um chamado para escritores de Colatina para enviarem seus textos originais para participação na antologia “Poetas do Rio Doce”, obra que vai unir publicações de até 60 autores do município em um livro. A iniciativa tem como objetivo valorizar e incentivar os talentos literários locais, popularizar e difundir a literatura do Espírito Santo, além de potencializar e valorizar o livro e a leitura e promover a conexão entre autores e interessados em arte e cultura.
A previsão é de que o livro seja lançado em março de 2025 com a realização de um grande sarau com presença dos autores e de artistas convidados.
Mais de 50 escritores
Realizado pela Editora Cousa, o “Poetas do Rio Doce” tem financiamento da Fundação Renova e apoio da Prefeitura de Colatina. A Cousa tem atuação no município desde o ano de 2017, quando foi lançado o livro Amargo Doce, do saudoso Carlito Ozório. Em 2023, a editora participou da Festa Literária de Itapina (Flidi) e há dois anos participa do Festival Nacional da Viola (Fenaviola), também no distrito de Itapina.
Em outro projeto, chamado Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá, a Editora Cousa, com apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e patrocínio da EDP, selecionou textos de mais de 50 escritores dos municípios de Anchieta e Piúma para o livro Antologia Combiousa, que será lançado em dezembro com evento em Piúma.
Assim, com estratégias como oficinas, eventos e publicações, a editora vem contribuindo para a formação de escritores e de público leitor na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo, fomentando a produção e difusão da literatura e da cultura.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!