O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) garantiu R$ 3,4 milhões em novos projetos de pesquisa, aprovados pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Esses projetos têm como foco o fortalecimento da cafeicultura no Espírito Santo, com pesquisas que buscam aumentar a produtividade, tolerância à seca, e a mecanização das lavouras de café conilon, além de promover a preservação de materiais genéticos importantes para o cultivo.
Entre os benefícios das novas iniciativas, destacam-se o desenvolvimento de tecnologias para lavouras mais resistentes às mudanças climáticas, e o melhoramento de cultivares, visando maior qualidade e viabilidade econômica para os produtores locais.
As pesquisas também vão contribuir para a modernização do setor, tornando o café capixaba mais competitivo no mercado nacional e internacional, promovendo a sustentabilidade e a preservação de espécies genéticas.
As iniciativas fazem parte do Plano Estratégico da Agricultura Capixaba, o Pedeag 4, e serão financiadas pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), com recursos destinados à execução dos projetos ainda este ano.
Crédito: Incaper
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!