O mercado pet no Brasil segue em expansão, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo e uma maior valorização dos animais de estimação. Com um total estimado de 167,6 milhões de pets no país, segundo a ABINPET, o setor conta com um público fiel e crescente. De acordo com a COMAC, 56% dos lares têm pelo menos um cão ou gato, evidenciando o potencial contínuo de crescimento.
Além de serviços tradicionais como banho e tosa, o segmento tem se diversificado, incluindo alimentação natural, creches e hotéis para pets, planos de saúde, e até clubes de assinatura para produtos pets. Empresas micro e pequenas dominam o setor, representando 98% dos negócios, com 49% da receita gerada por pet shops de menor porte. Essa diversificação no empreendedorismo é liderada, em grande parte, por mulheres.
Os números da Receita Federal de 2023 reforçam a força desse setor: com faturamento de R$ 41,9 bilhões em 2022, o mercado pet já representa 0,36% do PIB nacional. A oferta de emprego no setor também acompanha esse crescimento, com 2,83 milhões de oportunidades geradas em 2021, um aumento significativo em comparação a 2020.
Esse cenário promissor evidencia que o segmento pet, além de resistente a crises, é uma excelente oportunidade para quem deseja empreender, especialmente em serviços inovadores como espaços pet-friendly, rastreamento de animais e mais.
Fonte: Sebrae
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!