Em Colatina, mais de 450 famílias ainda não realizaram a substituição gratuita de suas antenas parabólicas tradicionais pelo novo modelo digital, pelo programa Siga Antenado. Com o desligamento definitivo do sinal da parabólica tradicional se aproximando, essas famílias podem ficar sem acesso à televisão.
Os agendamentos para a troca dos equipamentos estão disponíveis desde novembro do ano passado em todos os municípios do Estado do Espírito Santo. A substituição é gratuita para famílias de baixa renda, desde que atendam a dois requisitos: estar inscritas em programas sociais do Governo Federal, como o CadÚnico, e possuir uma antena parabólica tradicional instalada e funcionando.
Como solicitar
Para saber quem tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a entidade por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. Ao agendar a troca, é preciso ter em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). Após a confirmação de que os critérios foram atendidos, será feito o agendamento para a ida do técnico à residência. Todo o processo, do agendamento à instalação do equipamento, é totalmente gratuito.
Caso a família atenda aos critérios, poderá escolher a data exata para que um técnico da Siga Antenado realize a instalação do kit gratuito. Este kit inclui uma nova parabólica digital, receptor, cabos, controle remoto e pilhas, tudo 100% gratuito, incluindo o serviço de instalação, que não terá nenhum custo.
Municípios atendidos
No norte do Espírito Santo, mais de 15,6 mil famílias ainda podem ter direito à substituição gratuita da antena parabólica tradicional pelo modelo digital. Aracruz, Colatina, Linhares, Baixo Guandu, Ecoporanga, Mantenópolis, Pancas, São Mateus, Nova Venécia e São Gabriel da Palha estão entre os municípios da região com menor procura por agendamentos para fazer a troca. Em Boa Esperança, João Neiva e Pedro Canário, cerca de metade da população esperada já teve o kit com a parabólica digital instalado em seus lares.
Sobre a Siga Antenado
Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!