Lorena Mariano, operadora de caixa, relatou que percebeu o engasgo e tentou se levantar para beber água, mas não conseguiu completar o trajeto até o bebedouro. “Não foi um engasgo normal. O segurança me colocou sentada, e eu já estava ouvindo as vozes das pessoas bem longe“, relatou a funcionária.
As imagens mostram o momento em que colegas de Lorena tentam ajudá-la, sem sucesso, até que dois policiais, que estavam próximos, percebem o desespero e se aproximam. Nesse momento, a aluna soldado Iara Bonifácio remove o colete e aplica a manobra de Heimlich, conseguindo salvar Lorena.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada para desobstruir vias aéreas em casos de engasgo. Ela consiste em aplicar pressão sobre a região epigástrica (a chamada “boca do estômago“) de forma a empurrar o diafragma para cima, forçando a saída do objeto que bloqueia a respiração. Essa técnica pode ser aplicada tanto em adultos quanto em crianças.
Lorena, após a manobra, recobrou a consciência e agradeceu emocionada à policial. “Se ela não tivesse lá, eu não teria sobrevivido. Ela me deu uma nova chance de viver“, disse.
Iara Bonifácio, de 29 anos, está em processo de formação para se tornar soldado da Polícia Militar e sua formatura está prevista para o fim de outubro. Ela explicou que a manobra de Heimlich foi ensinada durante o curso de formação, mas foi a primeira vez que a aplicou fora do treinamento. “Nem deu tempo de sentir dificuldade, foi só colocar em prática o que aprendemos”, comentou.
Para Iara, a ocorrência reforça seu propósito de servir à população. “Poder atender à população é muito gratificante. Servir é um dos pilares da Polícia Militar“, afirmou. Após a ação, Iara retornou à sua rotina na corporação.
Fonte: G1
Assista o vídeo:
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!