Profissionais das Secretarias de Saúde do Espírito Santo e do Piauí se uniram em um esforço conjunto para garantir a transferência de Pedro Batista Duarte, paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), que estava internado no Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A colaboração entre os estados possibilitou que o paciente fosse transferido para o Piauí, seu estado natal, a mais de dois mil quilômetros de distância, para dar continuidade ao tratamento próximo de sua família.
Pedro, natural da cidade de Regeneração (PI), estava no Espírito Santo trabalhando no corte de cana-de-açúcar em Linhares quando sofreu o AVC. Inicialmente, ele foi internado no Hospital Estadual Silvio Avidos (HMSA), em Colatina, no dia 28 de junho, e depois transferido para um leito de longa permanência no HJSN, em Baixo Guandu, devido às complicações neurológicas. Durante o período em que esteve no Silvio Avidos, recebeu cuidados da equipe multidisciplinar, sendo acompanhado de perto por seu filho, Willian Noronha Duarte, de 26 anos, que demonstrou interesse em levar o pai para casa, no Piauí.
O Escritório de Gestão de Altas (EGA) do HMSA coordenou uma ação junto à família, à rede de saúde e assistência social de Regeneração e à Central de Regulação do Piauí, com o objetivo de organizar a desospitalização de Pedro. A equipe social do HJSN também esteve em contato com a Central de Vagas e, em 13 de setembro, conseguiu uma vaga no hospital de Amarante (PI), a cerca de 20 km de Regeneração, viabilizando a transferência.
A transferência ocorreu no dia 21 de setembro, com apoio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria de Saúde do Piauí, que contratou um transporte aeromédico. Durante o processo, a equipe multidisciplinar do HJSN prestou suporte à equipe de transporte, assegurando que a remoção fosse realizada com segurança.
William Duarte agradeceu o empenho das equipes envolvidas. “Quando mais precisei, recebi muito apoio. Agradeço a todos pela atenção e apoio na transferência do meu pai“, declarou.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!