Na tarde de sexta-feira (27), cinco cães da raça Husky Siberiano foram resgatados em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, após denúncias de maus-tratos. A ação foi coordenada pela Superintendência de Meio Ambiente do município, com apoio da Polícia Militar (PM). Entre os animais, havia filhotes com pulgas e um cão adulto com a pata ferida. No local do resgate, foi encontrado um rato morto próximo à área onde os filhotes estavam.
A PM informou que recebeu a denúncia de que os animais se encontravam em condições insalubres em uma residência no bairro Olívio Zanotelli. No local, os policiais constataram a veracidade da situação. Com a permissão do tutor, eles entraram no quintal e encontraram dois cães adultos amarrados, dois filhotes de cerca de três semanas e uma fêmea solta no quintal, com a pata traseira direita machucada. Os filhotes estavam em um porão, onde foi encontrado o rato morto, e estavam infestados de pulgas.
“Os animais estavam em situação muito ruim, sem comida e com água imprópria para consumo”, relatou o veterinário Adriano Marchiori, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, em entrevista à TV Gazeta.
Os cães foram encaminhados ao Centro de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Colatina, onde estão recebendo cuidados veterinários. O tutor dos animais foi levado para a 15ª Delegacia Regional, onde prestou depoimento e foi liberado. A Polícia Civil afirmou que, embora não houvesse elementos suficientes para a prisão em flagrante, o caso será investigado, e o tutor responderá por maus-tratos.
“Devido à condição insalubre em que os animais estavam, ele vai responder pelo crime de maus-tratos. O processo será encaminhado à Delegacia de Colatina“, declarou o sargento Gama, da Polícia Militar.
A investigação segue em curso, e os cães continuarão sob cuidados até sua reabilitação completa.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!