As dívidas econômicas afetam muitas famílias, principalmente quando se tornam excessivas, pois podem surgir dificuldades para efetuar a quitação. As consequências dessa situação são graves e há a possibilidade de danos ao histórico de crédito, aumento das taxas de juros e processos judiciais.
Para enfrentar essas dificuldades, é essencial criar um orçamento detalhado para acompanhar todas as receitas e despesas. Revisá-lo regularmente e identificar se é possível cortar os gastos são algumas soluções, como cancelar assinaturas, evitar compras desnecessárias e reduzir os valores das contas de água e energia.
“Faça um levantamento detalhado de todas as dívidas, incluindo o valor devido, as taxas de juros e os prazos de pagamento. Em seguida, as classifique com base nessas informações. O foco inicial deve ser nas dívidas com juros mais altos, pois elas aumentam rapidamente e ficam mais caras a longo prazo“, afirma Daniel Mariano, coordenador do curso de Administração da UNINASSAU Graças.
Comparar preços também pode gerar economias significativas e, assim, iniciar o processo de quitação de dívidas. “Procure por descontos e promoções, compre produtos em oferta e considere adquirir itens usados ou recondicionados quando possível. Revise o orçamento e ajuste conforme necessário para garantir as economias e os gastos de acordo com suas prioridades financeiras“, conclui.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!