Ao longo do ano letivo de 2024, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, localizada no município de Colatina, tem oferecido aulas de capoeira aos estudantes. Denominado “Capoeira: jogo, luta ou dança?”, o projeto tem como objetivo não apenas ensinar os movimentos da luta brasileira, mas também explorar seu potencial como mediadora de conflitos e seu profundo vínculo com a história do país.
Idealizada pelo professor de Educação Física, Wilson Salume Marino, a iniciativa promove uma sequência didática que combina aulas teóricas e práticas, nas quais os estudantes aprendem sobre a origem, os fundamentos e o desenvolvimento da capoeira no Brasil, além de receber explicações sobre os instrumentos e os golpes característicos.
Limites pessoais
Além disso, com o apoio do grupo de capoeira Malungos, os alunos foram convidados a praticar os movimentos ao som de palmas, atabaque e berimbau. “A alegria e a participação em massa são a gratificação de estar no caminho certo, pois esse momento de vivência das lutas na escola estimula os limites pessoais dos alunos”, disse o professor.
Wilson Salume Marino destacou ainda que o hábito da capoeira não apenas aprimora a coordenação motora, a agilidade e o equilíbrio dos estudantes, mas também contribui para o desenvolvimento da consciência corporal, da criatividade e do interesse pela história e pela musicalização.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!