A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Geraldo Vargas Nogueira, localizada no município de Colatina, realizou, nessa segunda-feira (26), a exposição interativa “Terra Primitiva”. A ação buscou, por meio da interdisciplinaridade e da conexão entre teoria e prática, apresentar os períodos geológicos e as formas de vida que habitaram a Terra em cada Era.
História da Terra
Para isso, ao longo do ano letivo, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre a formação dos primeiros organismos vivos até a evolução das sociedades humanas, destacando também o papel crucial dos fósseis e materiais biológicos na reconstrução da história da Terra.
Impressões em 3D
O ápice do projeto foi a montagem de um laboratório de ciências, promovida em parceria com biólogos da Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo e dos Museus de Paleontologia Plácido Nuvens e do Geoparque Araripe, ambos localizados no Estado do Ceará. A exposição contou com fósseis autênticos, réplicas criadas pelos alunos, amostras de materiais biológicos e modelos interativos, incluindo impressões em 3D, que tornaram os conceitos complexos mais acessíveis e envolventes.
Trabalho em equipe
De acordo com o professor de História Guilherme Venancio, a experiência não só ampliou o conhecimento dos estudantes sobre paleontologia e antropologia, mas também fortaleceu as habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe. “Trabalhar com os estudantes em uma atividade tão importante como essa, principalmente por não haver peso em notas, faz com que eles queiram aprender por livre vontade, por puro prazer no aperfeiçoamento por meio do aprendizado”, destacou Guilherme Venancio.
Carinho de dedicação
A estudante Stephany de Souza, uma das responsáveis pela exposição, compartilhou a empolgação dela com a atividade. “Foi incrível ver nosso trabalho ganhar vida e poder compartilhar tudo o que aprendemos com nossos colegas. Cada detalhe do laboratório foi pensado com muito carinho e dedicação”, disse a jovem.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!