As eleições municipais de outubro em Colatina estão se aproximando, e os eleitores já podem se preparar para escolher o próximo prefeito da cidade. Seis candidatos estão na disputa, cada um representando diferentes coligações e propostas para o futuro de Colatina.
Terminou, às 19h desta quinta-feira (15), o prazo oficial para que os partidos políticos, federações e coligações requeressem o registro de candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereadores junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Colatina, segundo o DivulgaCand — que é o sistema de candidaturas do TSE , seis candidatos disputarão o primeiro turno das eleições, que acontece no dia 6 de outubro. São eles (em ordem alfabética):
Guerino Balestrassi (15)
Coligação: O Futuro é Agora
Luciano Merlo (22)
Coligação: Colatina Merece Mais
Renata Marquesini (50)
Coligação: Federação PSOL REDE (PSOL/REDE)
Renzo Vasconcelos (55)
Coligação: Unidos por uma Colatina Forte
Ronaldo Jorge (27)
Coligação: DC
Vinicius Bragatto (30)
Coligação: NOVO
Todos os candidatos estão com a situação da candidatura como “aguardando julgamento”, o que quer dizer que o pedido ainda não foi apreciado pela Justiça Eleitoral.
Após o julgamento, a Justiça Eleitoral define se o candidato terá a candidatura ‘deferida’, ‘deferida com recurso’, ‘indeferida com recurso’ ou ‘indeferido’, por exemplo.
A partir desta sexta-feira (16), com o registro das candidaturas, tem início o período de propaganda eleitoral. Nesse tempo, os candidatos poderão oficialmente divulgar suas candidaturas e pedir votos à população.
A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa no dia 30 de agosto e segue até o dia 3 de outubro.
O horário eleitoral gratuito vai ocorrer de segunda a sábado, por 20 minutos cada dia, nos dois veículos. No rádio, a transmissão será das 7h às 7h10 e das 12 às 12h10. Na TV, a exibição será das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Há ainda a propaganda por inserções, a publicidade nos intervalos de programação. Para essa modalidade, são reservados 70 minutos diários, de segunda-feira a domingo.
Os colatinenses terão a missão de escolher entre estas propostas e visões para definir o futuro da cidade. A eleição promete ser acirrada, e cada voto será crucial na decisão de quem comandará Colatina pelos próximos quatro anos.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!