A mineradora Vale adquiriu novos vagões para o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Os novos vagões, que chegaram ao pátio da EFVM embalados em panos esverdeados, fazem parte de um lote de 62 unidades encomendadas à fabricante chinesa CRRC Sifang. Inicialmente, a previsão era de que esses vagões só chegariam a partir de dezembro, mas a antecipação da entrega já está trazendo benefícios para os usuários da ferrovia.
Os novos vagões incluem carros de restaurante, geradores e de bagagem, e fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 8,6 bilhões acordado na renovação antecipada do contrato de concessão da EFVM com o Governo Federal, em 2020. Esses investimentos visam modernizar e expandir a infraestrutura ferroviária, conforme estipulado pelo contrato de concessão que ainda está em vigor desde o governo Bolsonaro.
Em nota oficial, a Vale, responsável pela EFVM, confirmou que os novos vagões estão na oficina da ferrovia para ajustes e configurações. A partir dessa fase, a frota passará por testes sem passageiros para definir detalhes operacionais, como horários e pontos de parada. A expectativa é que os novos vagões sejam integrados à operação regular no final de 2024, durante a alta temporada.
O contrato de concessão da EFVM prevê que, a partir de 2025, a concessionária deverá aumentar a oferta diária de trens de passageiros de um para dois pares durante os meses de férias (janeiro, julho e dezembro). Com a adição da nova frota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estima que a capacidade de transporte anual da EFVM aumente para 1.075.125 passageiros a partir do próximo ano.
Atualmente, os vagões da EFVM são fabricados pela empresa romena Astra Vagoane Calatori, sob um contrato de 2012.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!