No dia 26 de julho de 2024, a Diocese de Colatina (ES) faz memória do 1º ano de falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha. O arcebispo emérito de Mariana (MG) e ex-presidente da CNBB estava pregando um retiro para o clero em Altamira, quando sofreu uma queda, fraturando o fêmur, vindo a óbito. Dom Geraldo tinha 81 anos!
Por ocasião de sua passagem, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, convida todos os presbíteros da Diocese a celebrarem a missa em sufrágio de Dom Geraldo Lyrio Rocha nesta sexta-feira, 26 de julho de 2024.
“Celebramos um ano da Páscoa definitiva do inesquecível Dom Geraldo Lyrio Rocha, Primeiro Bispo da Diocese de Colatina”, recorda o bispo diocesano.
“Exorto a todos os presbíteros a celebrarem a missa em sufrágio de Dom Geraldo Lyrio Rocha nesta sexta-feira, 26 de julho de 2024, rendendo graças a Deus por sua vida doada com generosidade e com tantos frutos para a Igreja Católica e o Reino de Deus. Convido a todo o Povo de Deus desta Diocese de Colatina a elevar a Deus as suas fervorosas preces nesta intenção”, pede Dom Lauro.
Dom Geraldo nasceu em Fundão (ES), aos 14 de março de 1942. Era o segundo filho de Crysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha. Foi batizado aos 27 de setembro de 1942 pelo Pe. Luiz Gonzaga Parenzi.
Ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES) em 1954, onde realizou o Curso Colegial, tendo sido aluno do Colégio Salesiano. Em 1960, matriculou-se no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG), onde cursou Filosofia. Obteve a Licenciatura em Filosofia na Faculdade Dom Bosco – São João del Rei (MG). Em 1963 seguiu para Roma, onde obteve o Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino. Cursou ainda Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e fez especialização em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.
Em 15 de agosto de 1967 foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984 foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II, hoje santo, sendo ordenado em 31 de maio do mesmo ano em Vitória (ES).
Nomeado como primeiro bispo de Colatina, pelo Papa João Paulo II, aos 23 de abril de 1990, tomou posse da Diocese aos 15 daquele mesmo ano e exerceu seu pastoreio até o início do ano de 2002. Seu lema episcopal é: “OPUS FAC EVANGELISTAE”, que quer dizer, “Faze a obra de um evangelista”.
VEJA MAIS: DIOCESE DE COLATINA SE DESPEDE DE DOM GERALDO LYRIO ROCHA
Frei Augusto Luiz Gabriel, com informações de Dom Lauro e Vatican News
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!