A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, Escola do Futuro localizada em Colatina, desenvolveu com os alunos das terceiras séries do Ensino Médio atividades pedagógicas, a partir do filme de ficção científica “Eu, Robô”, voltadas ao emprego da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano dos indivíduos, principalmente nos aspectos da vida escolar. O objetivo da atividade foi discutir a importância da ética e da responsabilidade no desenvolvimento e no uso da IA. A ação também buscou abordar os desafios que surgem do uso dessa tecnologia, como criar conversas humanas, potencializar a geração e disseminação de informações falsas, além de manipular opiniões.
Após assistirem ao filme “Eu, Robô” e, a partir da metodologia “Rotação por estações”, os alunos desenvolveram uma sequência de atividades individuais e em grupos. Eles analisaram, compararam e argumentaram sobre a evolução da tecnologia desde a 1ª Revolução Industrial até os dias atuais, identificando as novas tecnologias existentes e discutindo as implicações éticas de seu uso, como forma de garantir que seja aplicada de maneira responsável e benéfica para a sociedade.
“A Inteligência Artificial pode ser entendida como uma fonte adicional de aprendizagem e obtenção de informação, nos apoiando no aprimoramento de certas habilidades e conhecimentos em diversas áreas. Essa vasta quantidade de informações, quando aliadas a um processamento inteligente, facilita o brainstorming de ideias em nosso aprendizado”, pontuou a estudante Kimberlly Ianques dos Reis.
O estudante Gabriel Divino também levantou as problemáticas também existentes no uso da inteligência artificial. “Há o risco de um facilitismo excessivo, uma vez que o uso incorreto desta tecnologia tende a provocar a dependência, limitando quem utiliza às informações fornecidas por essas plataformas, sem a devida comprovação da veracidade dessas informações”, ressaltou.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!