A disciplina eletiva “Ritmos e Retratos“, ministrada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, Escola do Futuro localizada em Colatina, proporcionou aos alunos uma imersão na música e na arte visual. Cerca de 50 alunos do Ensino Médio foram selecionados, por meio de uma apresentação durante o feirão escolar para as disciplinas eletivas, para a formação do grupo musical da eletiva.
Ao longo do trimestre, os estudantes se reuniram para participar de atividades criativas, como a fabricação de flautas transversais em PVC e casacas em bambu, além da iniciação musical no violão. Os exercícios foram finalizados com a produção de um videoclipe, no qual o grupo musical representou a cultura do Espírito Santo, com influências africanas, indígenas e europeias. Alunos com experiência prévia em música foram selecionados para formar o grupo NOMADIIZ.
Durante a produção do videoclipe e de todas as atividades da eletiva, os estudantes puderam se envolver completamente no processo criativo, contribuindo com suas próprias ideias e habilidades. “Eu não esperava que o projeto ganhasse essa proporção. Além de superar minhas expectativas, o trabalho ficou incrivelmente lindo“, relatou Gabrielly Bertoni, aluna e vocalista do conjunto musical.
Os professores Felipe Matos e Victor Hugo Gastaldi explicaram que a iniciativa proporciona uma experiência prática de investigação científica, estimulando o pensamento crítico e criativo dos alunos. Diversas metodologias ativas, como Design Thinking, Aprendizagem Baseada em Projetos e Cultura Maker foram empregadas, além do uso de diferentes recursos tecnológicos, para enriquecer a experiência dos alunos.
O clipe produzido pelos alunos da eletiva pode ser conferido no vídeo abaixo. O grupo NOMADIIZ recebeu elogios em um vídeo enviado pelo próprio vocalista Renato Casanova, da Banda Casaca, que pode ser visto no perfil do Instagram da escola.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!