Como acontece em todos os anos, o Fenaviola conta com um projeto muito especial, envolvendo alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Maria Ortiz, do distrito de Itapina, em Colatina, Noroeste do ES, que acontece através do estudo das letras e das interpretações das músicas do evento, com o desenvolvimento de diferentes atividades.
Neste ano, para a 16ª edição, as atividades da escola que conta com 156 alunos de 04 a 16 anos, começaram na semana passada, logo após a entrega da lista das músicas selecionadas, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), e a distribuição para as turmas dos alunos. A diretora Gabriela Gava explica que a proposta da escola é valorizar as manifestações artísticas e a musicalização do evento, e também preservar a cultura local, numa parceria entre a Semcult e a Secretaria de Educação (Semed).
Ela conta que os alunos são muito criativos e usam as mais diversas formas de expressão, por meio de uma variedade de materiais, que depois são expostos num mural de boas vindas aos músicos. “Eles estão ansiosos, já vivem o clima da festa com a chegada de muita gente em Itapina, e curtem muito. Poucos moram na sede (a maioria mora em sítios e fazendas), mas todos adoram a agitação, o clima diferente. É total a integração. Nos dias do Festival os violeiros ficam hospedados na escola, e logo quando chegam já gostam da receptividade ao conhecer os trabalhos, e ficam emocionados quando olham o mural”.
ATIVIDADES
Os professores são os orientadores dos alunos nas atividades, sempre frisando a importância do Festival para a cultura local. “Eles adoram esta época. É ótima a integração entre eles e os músicos. Nós trabalhamos com a leitura e a interpretação das letras, através de desenhos, pinturas, dobraduras, cartazes, telas, maquetes, álbuns seriados, histórias em quadrinhos, caixas de madeira e pastas decoradas com trechos das músicas, entre outros materiais. E tudo vira uma Exposição Cultural”, conta a professora Rosa Maria Santos Venturotti.
A atividade é avaliativa e o momento é visto como muito importante para o envolvimento dos alunos, segundo ela. “Neste ano, nós vamos enfeitar a entrada da escola com a temática ‘Literatura de Cordel’, pois o cordel também é uma atividade que está sendo usada no projeto com as músicas e nos ‘mimos’ que eles estão fazendo para os músicos. Eles sempre querem surpreender e agradar com toda a criatividade e carinho que fazem. Há torcida para todos”.
No final tudo vira uma festa. Um dos momentos mais emocionantes é quando os alunos sabem dos resultados dos vencedores. Eles vibram e comemoram muito, principalmente os que cujas músicas venceram. Já os violeiros, levam tudo para casa como lembrança para não esquecerem daquele lugar tão especial. É muita emoção envolvida.
SERVIÇO:
- 16ª Edição Fenaviola.
- Data do evento: 30, 31 de maio a 01 de junho.
- Local: Praça do Distrito de Itapina
PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira (30/05)
- 20h – Festival
- 22 – Show com Luiz Dias
Sexta-feira (31/05)
- 20h – Festival
- 22h – Show da Viola
Sábado (01/06)
- 20h – Final do Festival
- 22h – Show com Zé Geraldo
- 23h30 – Premiações
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!