O Senac Espírito Santo, em parceria com o Frisa Frigorífico Rio Doce S.A, está realizando um curso de qualificação gratuito em Desossa de Carne. A formação, que é inédita para a instituição, tem como objetivo formar profissionais especializados no setor para atender a escassez de profissionais qualificados e promover a empregabilidade formal na região de Colatina.
A turma piloto é composta por 18 participantes e iniciou as atividades em 9 de abril, com previsão de conclusão em 8 de julho. O curso tem carga horária de 180 horas e conta com o apoio de três instrutores que ensinam as principais habilidades em desossa bovina, cumprindo normas técnicas de qualidade, além de otimizar processos de corte, reduzir desperdícios e garantir a segurança alimentar.
O Diretor Regional do Senac Espírito Santo, Richardson Schmittel, explicou como surgiu a formação. “A ideia do curso nasceu de uma conversa com empresários que mencionaram a necessidade de profissionais qualificados. O Senac trabalha com a escuta ativa e está sempre executando estratégias que possam atender às demandas mercadológicas. Com isso, criamos essa turma que vai suprir essa carência e colaborar com o fortalecimento da economia”, disse.
A Coordenadora de Educação Profissional do Senac em Colatina, Hemilly Grippa Barcellos, ressaltou a importância da turma. “É uma formação inédita para a instituição, sendo uma oportunidade ímpar para a comunidade local, pois promove o surgimento de novos talentos, além de abrir portas para uma nova carreira”, afirmou.
A parceria entre o Senac Espírito Santo e o Frisa Frigorífico Rio Doce S.A na realização da qualificação profissional reafirma o compromisso das instituições com o desenvolvimento econômico do município, oferecendo uma possibilidade concreta de inserção no mercado de trabalho para os participantes e gerando mão de obra qualificada para o território.
Programa Senac de Gratuidade (PSG)
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é destinado a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que enfrentam dificuldades em ter acesso a cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e a empregabilidade de jovens e adultos.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!