Com o aval do governador Renato Casagrande, que entrou em contato com o prefeito Guerino Balestrassi direto de sua viagem internacional, uma comitiva de secretários municipais de Colatina foi recebida nesta quarta-feira (15), no Palácio Anchieta, pelo vice-governador Ricardo Ferraço.
Em caráter emergencial, o Governo do Estado autorizou o repasse de recursos para que as equipes da Prefeitura realizem as primeiras ações na Rua Pedra Azul, no bairro Vista da Serra, em Colatina, Noroeste do ES, que cedeu e causou a interdição total do local.
Seguindo as ações propostas pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público, a Prefeitura de Colatina já tinha um projeto de drenagem pronto para a região, que será prontamente executado com os investimentos estaduais.
Além de Ricardo Ferraço, a comitiva foi recebida pela secretária estadual de Governo, Emanuela Pedroso, pelo coronel Cerqueira, do Corpo de Bombeiros, e pelos representantes da Defesa Civil Estadual.
Os trabalhos de sondagem do solo e a vinda de um técnico especialista em fenômenos geológicos de erosão estão programados para os próximos dias. A Defesa Civil Municipal continua de plantão na rua Pedra Azul, monitorando e orientando os moradores.
“Quero agradecer o esforço do governador Renato Casagrande e do vice-governador, Ricardo Ferraço, que esteve conosco em Colatina e acompanhou a vistoria técnica na terça-feira. No que compete à Prefeitura, desde 2021 as nossas equipes vêm realizando e cumprindo as ações propostas pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público sobre aquela área. O despacho emitido em dezembro do ano passado, inclusive, atesta que a Prefeitura concluiu os estudos preliminares e que tem projeto da obra de drenagem pluvial elaborado. É importante lembrar que esta região é composta por terrenos particulares, que também tem determinações do TAC a serem cumpridas”, conclui Guerino Balestrassi.
O prefeito de Colatina lembrou também que, durante os seus primeiros mandatos, de 2001 a 2008, também atendeu e concluiu as soluções técnicas apresentadas à época pelos órgãos competentes. “O fenômeno geológico constatado agora, em 2024, requer estudos mais aprofundados. O Governo do Estado, a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Colatina estão juntos e empenhados em garantir a segurança dos moradores”.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!