Cuidar das pessoas e também dos animais. Com esse propósito, é que a Prefeitura de Colatina abriu as portas aos nossos amigos de quatro patas.
Colatina saiu na frente com a primeira Prefeitura Pet Friendly do Estado. Isso significa que os tutores podem circular com cães e gatos pelas repartições públicas municipais.
O colatinense que precisar protocolar um documento, tirar dúvidas sobre o IPTU ou buscar qualquer outro serviço no prédio da administração, poderá vir com o seu animalzinho que ele será muito bem tratado aqui. Essa é mais uma facilidade para o cidadão, caso ele queira aproveitar os serviços do município enquanto leva seu pet para um passeio.
O Prefeito de Colatina Guerino Balestrassi falou sobre inovação na gestão. “A mudança das secretarias municipais da Prefeitura para o antigo prédio do Faça Fácil, e as obras de acessibilidade que fizemos no prédio, permitiram que adotássemos essa tendência mundial que são os ambientes ‘pet friendly’, lugares em que os animais domésticos são muito bem vindos. O Brasil já é o terceiro país em números de animais domésticos, com 149,6 milhões de pets, e a procura por adoção de animais aumentou 400%, segundo dados da União Internacional Protetora de Animais (UIPA). Por isso Colatina está antenada, proporcionando conforto e acessibilidade para os moradores e seus pets”.
DICAS
- Mantena em dia as vacinas, vermifugação, cuidados com a higiene do pet, antipulgas e carrapatos;
- Na hora do passeio, leve sempre saquinho de lixo ou cata caca para recolher os dejetos do seu pet;
- Socialize o pet desde pequeno com outros cães e humanos;
- Mantenha seu pet na guia;
- Prefira levar o seu pet em repartições administrativas, evite áreas de saúde como unidades de pronto-atendimento.
Programa Bem-Estar Animal
Em Colatina várias iniciativas foram criadas para o bem-estar animal, como o Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos, que já castrou mais de 400 animais. Tudo feito como determina o Conselho Regional de Medicina Veterinária, com clínicas credenciadas e atendimento pós-operatório. Depois de castrados, os animais são encaminhados para as feiras de adoção.
Outra iniciativa importante foi dar início à reforma do Centro de Controle de Zoonoses e a construção do Centro de Bem Estar Animal, em Barbados. As obras estão avançadas e serão inauguradas ainda este ano. Além disso, a prefeitura adquiriu o Pet Móvel, um veículo que está ajudando nos trabalhos de resgate de animais, exames médicos e visitas no interior do município. E foi construído, na Área Verde da Beira Rio, o Parcão, uma área de convivência para os animais e seus tutores.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!