O “Som em Roda – 1ª Edição” promove neste fim de semana (23 e 24/03) um evento cultural que celebra e propaga a riqueza da música brasileira. Em sua edição de estreia, ele se propõe a reunir amantes da música, artistas locais e a comunidade de Colatina para dois dias repletos de conhecimento, oficinas de musicalização e intercâmbio cultural no auditório da escola Conde de Linhares.
Nessa primeira edição, quatro músicos pesquisadores de diferentes correntes colocarão o público em contato direto com suas práticas musicais. A abertura do sábado (23) ficará por conta do violonista e professor Victor Polo (SP) às 15h, com uma aula espetáculo interativa sobre o violão brasileiro.
Em seguida, Edu Szajnbrum (RJ), percussionista e professor, desenvolverá uma oficina sobre o pandeiro brasileiro às 17h. No domingo (24) os tambores vão esquentar às 9h com a oficina de percussão e elementos rítmicos do percussionista e mestre em cultura afro Kaito Odara (BA). Por fim, Marcos Penitenti (ES) conduzirá uma prática de criação coletiva às 11h, com base nos conhecimentos absorvidos ao longo das oficinas.
De acordo com a produção, este acontecimento inaugura uma nova possibilidade de eventos na cidade, pois une conhecimento musical acadêmico, práticas da cultura popular e oralidade afro-brasileira, artistas colatinenses e público leigo. “Convidamos a todos para fazerem parte desse momento de grande expressividade cultural para Colatina. Com certeza o Som em Roda vem para se estabelecer e crescer, em qualidade e quantidade a cada nova edição”, diz um dos idealizadores e produtores, Marcos Penitenti.
O projeto Som em Roda foi selecionado por meio de Edital e conta com apoio da Prefeitura de Colatina e recurso da Lei Paulo Gustavo.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!