Moradores de 16 bairros das regiões norte e sul de Colatina receberão amanhã e sexta-feira, a passagem do carro fumacê que atua para intensificar o combate ao mosquito aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, a chikungunya e a zika, em diversas rotas para aplicação do produto. O itinerário é elaborado conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Amanhã, quinta-feira, será nos 10 bairros da região sul da cidade:
- Olívio Zanotelli,
- Santa Teresinha,
- Vila Lenira,
- Luiz Iglesias,
- Vista do Sol,
- Brisa do Vale,
- Real Garden,
- Noêmia Vitali,
- Marista
- e Avenida Rio Doce (Bairro Adélia Giuberti).
E na sexta-feira, será nos bairros da região norte:
- Santa Mônica,
- San Diego,
- José de Anchieta,
- Vila Verde,
- Cidade Jardim e
- Recanto dos Pássaros.
Importante informar que em caso de chuva o cronograma pode ser alterado.
Para o controle do mosquito Aedes Aegypti o carro fumacê é equipado com termonebulizador, e circula em determinados dias da semana, em horários estratégicos aplicando e dispersando o produto, que resulta em uma fumaça branca, sem prejuízos à saúde. As aplicações são feitas de modo que a população não seja colocada em risco, nem o meio ambiente seja afetado, e que principalmente não haja resistência do mosquito, eliminando-o totalmente.
Orientações
De acordo com o Ministério da Saúde, febre, dor de cabeça, mal-estar e gripe são alguns sintomas comuns de várias doenças, entre elas, a dengue e a gripe. Para diferenciar as duas enfermidades é importante saber que embora elas sejam igualmente causadas por vírus, a transmissão das duas doenças ocorre de maneiras diferentes. E é preciso ficar muito atento.
A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito, que é um inseto doméstico, vive dentro ou ao redor dos domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como por exemplo, escolas, igrejas, estabelecimentos comerciais, entre outros. Normalmente a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Já a gripe é uma infecção respiratória com sintomas geralmente surgindo de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.
Em caso de qualquer sintoma procure uma Unidade de Saúde mais próxima.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!