Colatina em Ação – 08 de fevereiro de 2024
Na manhã desta quinta-feira (8), moradores e trabalhadores da região norte e noroeste do Espírito Santo expressaram preocupação com a falta de medidas de segurança viária ao longo da Estrada ES-080, a Rodovia do Café Gether Lopes de Farias, especialmente no entroncamento que dá acesso às localidades de Cascatinha do Pancas, Córrego das Flores, Fazenda Floresta e Patrimônio do Moschen, em Colatina. O clamor por ações efetivas surge após uma série de acidentes recentes, que culminaram em lesões graves.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Colatina, Marilândia, São Domingos do Norte e Governador Lindenberg – ES, José Izidoro Rodrigues em ofício, apresentou um pedido direto às autoridades competentes, solicitando a instalação de sinalização, redução de velocidade e a construção de um trevo para facilitar as manobras nesse trecho perigoso da estrada.
Presente na reunião da comunidade o Responsável Regional do DER/ES, reconheceu a gravidade da situação e propôs soluções, incluindo a realocação do acesso e a construção de quebra-molas. Após negociações com o proprietário do local do entroncamento, o mesmo concordou em ceder parte de suas terras para a implementação das medidas sugeridas, enquanto a prefeitura se comprometeu em auxiliar com os trâmites legais e a remoção de obstáculos físicos. Foi ainda solicitado pelo representado DER um prazo de 15 dias para dar início às alterações no entroncamento.
De acordo com José Izidoro, o sindicato vai acompanhar e esperar os 15 dias e se em 15 dias passados a gente não tiver resposta do governo, se o governo não tiver tomado nenhum encaminhamento concreto, aí a gente volta na comunidade e vamos estar junto da comunidade para ver qual tipo de manifestação realizar para ver a situação resolvida.