Colatina em Ação – 08 de dezembro de 2023
O Estado do Espírito Santo encontra-se em alerta diante do prolongamento da escassez hídrica em rios sob jurisdição estadual. A medida foi oficializada pelo Governo do Estado, por meio de uma resolução da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (08).
O Diretor-Presidente da Agerh, no exercício de suas atribuições legais conferidas pela Lei 10.143/2013, baseou a decisão no monitoramento constante dos dados de vazão dos principais rios capixabas durante o atual período de estiagem. Além disso, fatores hidrometeorológicos e a necessidade de recomendações para enfrentar a seca foram considerados.
A análise apontou para a possibilidade de ausência de chuvas em volumes suficientes nas próximas semanas, indicando um risco iminente de estresse hídrico e redução na oferta de água para diversas finalidades nos meses subsequentes. O prolongamento da estiagem e o aumento da temperatura têm contribuído para a expressiva redução das vazões nos principais rios do estado.
O mês de novembro registrou chuvas abaixo da média climatológica esperada para o período, e a previsão de ausência de chuvas em volumes significativos aumenta a probabilidade de acentuado déficit hídrico nos meses seguintes.
Considerando o contexto, mesmo com a previsão de chuvas dentro da normalidade para o mês de janeiro, as altas temperaturas podem limitar a capacidade de repor o déficit hídrico acumulado.
Diante dessa situação crítica, a Agerh recomenda às Prefeituras Municipais e demais órgãos fiscalizadores que adotem medidas restritivas, incluindo a proibição e penalização, quando necessário, de atividades reconhecidas como promotoras de desperdício de água. Entre essas atividades estão a lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, irrigação de gramados e jardins, resfriamento de telhados e umectação de vias públicas, exceto quando proveniente do reuso de águas residuais tratadas.
Para mais detalhes e informações sobre as recomendações da Agerh, acesse o site oficial: http://https://agerh.es.gov.br/publicacoes-da-agerh
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também …..
- Concerto Natalino e Vila de Natal encantam moradores em Colatina
- Autor de feminicídio em Colatina é condenado a 49 anos de prisão
- As melhores raças de cachorros para apartamentos: companheiros ideais em espaços urbanos
- União entre educação e música colhe frutos positivos em Baixo Guandu
- Nova mini escavadeira vai aumentar número de instalações de rede do Sanear em Colatina