A manifestação relembra o caso e exige do Estado reparação às famílias das vítimas.
Neste sábado (25/11), em Aracruz, será realizado o ato “Justiça, Memória e Reparação: 1 ano do massacre em Aracruz”. O objetivo do ato é trazer a memória das vítimas ao ataque às escolas em Aracruz – as professoras Flávia, Cybelle e Maria da Penha, além da estudante Selena – e exigir justiça e reparação para as famílias das vítimas e à comunidade escolar. Também visa denunciar as sucessivas ações de violência no Brasil por parte de criminosos vinculados a símbolos neonazistas, com ataques a escolas que atingem mulheres e crianças.
A atividade conta com a participação de diversas entidades, entre elas o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do qual Flávia Amboss, uma das vítimas do ataque, era militante e coordenadora. Em 06 de setembro o MAB apresentou ao Ministro de Direitos Humanos Sílvio Almeida um conjunto de reivindicações referentes ao fato, tais como: exigir que o Governo do estado do Espírito Santo peça de forma pública desculpas oficiais a todas as famílias atingidas e vítimas – diretas ou indiretas – desse atentado neonazista; exoneração do PM pai do menor infrator por crime de apologia ao Nazismo em redes sociais; reconhecimento das duas escolas atacadas como atingidas, dando tratamento digno a mães, pais, profissionais e estudantes e que a Escola Estadual Primo Bitti se torne um memorial para as vítimas destes e demais crimes de ódio no Brasil, levando o nome de Flávia Amboss Merçom.
Cabe destacar que A Defensoria Pública Estadual entrou com Ação Civil Pública condenando o Estado do Espírito Santo a reparar danos individuais e coletivos. A ação judicial está sendo julgado pela Vara da Fazenda Pública Estadual e Municipal, Registro Público e Meio Ambiente da Comarca de Aracruz e teve início no dia 22 de setembro de 2023.
A atividade iniciará com vigília às 7h30 em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEFM) Primo Bitti, e as 9 horas terá caminhada com Ato Político e Marcha por Justiça, Memória e Reparação, até o Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), onde será finalizado o Ato.
SERVIÇO
- ATO “JUSTIÇA, MEMÓRIA E REPARAÇÃO: 1 ANO DO MASSACRE EM ARACRUZ”.
- Data: 25 de novembro
- Horário: Início da vigília 7h30, caminhada às 9 horas.
- Local: concentração e saída da caminhada na Escola Primo Bitti, Coqueiral, Aracruz (ES)
- Contato: Diego Ortiz – coordenação do MAB-ES / Telefone (zap) – (19) 99892-7570 / email – diego.uruguaio@gmail.com
>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também …..
- Caminhoneiro morre após veículo com granito tombar na ES-320, em Ecoporanga
- Conflitos de Gerações: Compreendendo e Superando
- Polícia apreende armas, munições, armadilhas e pássaros silvestres ameaçados de extinção
- Município é condenado a indenizar criança com autismo; entenda o caso
- Sines do Noroeste e Norte do ES abrem a semana com 959 vagas de emprego, 108 são para Colatina