Colatina em Ação – 14 de novembro de 2023
Estudantes da EMEIEF Maria Ortiz, do distrito de Itapina, conquistaram o segundo lugar na XVII Mostra Brasileira de Foguetes, realizada entre os dias 06 e 09 de novembro em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
As alunas premiadas são Estela e Leonarda, do 6º ano, e Maria Clara, do 9º ano. Elas estiveram acompanhadas da professora de Ciências, Vanessa Victer dos Santos Frohelick, e da ex-diretora Andreia Haack, que idealizou a atividade na escola desde o início, em 2007.
PREPARAÇÃO E COMPETIÇÃO
O evento no Rio de Janeiro reuniu as equipes de escolas das redes públicas e privadas de todo o país, que tiveram os melhores desempenhos na etapa classificatória, realizada nas próprias escolas.
O grupo colatinense alcançou primeiramente a marca de 109 metros, com o lançamento de foguete na própria escola, e depois conquistou a marca de 135,3 metros durante a Jornada de Foguetes, que rendeu o segundo lugar na competição nacional. O aprendizado veio a partir das atividades extracurriculares, em que os estudantes puderam construir os seus próprios foguetes a partir de garrafas PET e também realizar testes de lançamento.
Toda a escola está em clima de comemoração com a conquista. A diretora da escola, Gabriela Gava, destacou o impacto que a participação das alunas na etapa nacional está tendo para elas e os demais estudantes. “Elas chegaram da viagem muito empolgadas e estamos muito orgulhosos. É um grande reconhecimento pela dedicação que tiveram, isso aumenta a autoestima delas e, claro, promove maior interesse pela escola e pelas questões culturais. Com atividades extracurriculares como essa é que conseguimos conquistar os alunos para se envolverem mais com a escola e a desenvolver habilidades para além das matérias tradicionais”.
JORNADA DE FOGUETES
A competição da Jornada de Foguetes é parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), de iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira. Podem ser inscritas equipes de até três estudantes por intermédio de suas escolas.
Para competir, os alunos são divididos em diferentes níveis de acordo com sua série escolar e o tipo de combustível utilizado (impulso, pressurização, combustível líquido ou sólido).
Os professores enviam os alcances obtidos pelas equipes para a organização da competição e os melhores classificados ganham a viagem para participar do evento nacional.
>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!