Colatina em Ação – 25 de outubro de 2025
O monumento está recebendo uma nova pintura interna na cúpula, no salão central e salão de entrada. Também será realizada a pintura do corrimão, nas grades das cúpulas e nos pisos. O objetivo é deixar o símbolo do município ainda mais atrativo e belo para os visitantes. A pintura e manutenção da estátua está sendo realizada pela Prefeitura de Colatina.
Por motivos de segurança e para agilidade do trabalho da equipe, as visitas a estátua estão suspensas durante as obras.
HISTÓRIA
O Cristo foi inaugurado pela Prefeitura em 1975 no bairro Cristo Redentor, hoje Bela Vista, na região central da cidade. Construída pelo arquiteto, desenhista, pintor e escultor autodidata, Antonio Francisco Moreira, foi considerada na época a segunda maior estátua do Brasil, ficando atrás apenas da do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
A construção foi iniciada em 1974. Tem altura total de 35,5 metros, a altura da estátua é de 20 metros, o pedestal mede 15,5 metros, o comprimento das mãos tem 1,80 metro e a largura de braço a braço é de 40 metros.
Na época da construção, Moreira foi chamado de “artista operário”. Tinha 54 anos, nascido no município capixaba de Guaçuí, sul do Estado, e era de origem humilde. Esculpiu as estátuas do Cristo Redentor em Guaçuí e de Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, e a de São Miguel, que fica na torre da igreja católica de Guaçuí. Pintou quadros, murais e retratos de personalidades ilustres.
>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!