O campeonato aconteceu de 2 a 12/10/2023 em Salvador, Bahia
Colatina em Ação – 13 de outubro de 2023
A Equipe Titãs da Robótica foi campeã pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu em Salvador, na Bahia, contra mais de três mil times de diversos lugares do país.
Para chegar até a fase nacional, o time venceu a etapa estadual em junho deste ano. Em 2022, os alunos também apresentaram o projeto na competição e avançaram até a final, mas terminaram na 12ª posição. A conquista inédita, ocorrida na quinta-feira, 12/10/2023, depois de nove anos de disputa, traz muita alegria para a turma, como destacou o professor Igor Carlos Pulini: “A gente tem que construir um robô, que está em um ambiente que simula uma cidade e tem que seguir uma área. Ele tem que ultrapassar os obstáculos e tem que analisar o cenário para efetuar resgate e todas as operações de vítimas, com vida ou não. Tudo de forma autônoma. Conseguimos o primeiro lugar, com mais de 3 mil competidores. Foi um feito. É uma competição muito concorrida e foi muito disputada. Uma loucura! Teste para cardíacos! Os meninos trabalharam muito.”
Com o resultado, o time de Colatina será o representante do Brasil no evento mundial, que vai acontecer na Holanda, em 2024. “O fato de ter conquistado o Brasileiro nos dá a oportunidade de disputar o Mundial da Holanda. Vamos correr atrás de patrocínios”, comentou.
Além do título da OBR, a equipe de robótica do IFES Colatina também conquistou o primeiro lugar na competição Latino Americana de Robótica (LARC), na categoria Kits Educacionais Padrão (SEK). Esta é a terceira vez que a equipe é premiada com a medalha de ouro, demonstrando seu domínio na competição.
“A categoria que vencemos é uma em que vêm faculdades de todo o país e também gente de fora, como do México. É a terceira vez que ganhamos, dos nove anos que participamos. Nesse, a gente compete com outro adversário, numa arena dupla. Tem um ambiente de uma cidade que você tem que levar passageiros para determinados locais mapeados na arena. Quem pegar mais passageiros e levar ao local correto vence. É como se fosse um carro de aplicativo“, disse Pulini.
Equipes vencedoras de Colatina:
OBR: alunos Joel Hanerth e Gabriel Macedo Liberato; orientador Julio Vendramini.
SEK: alunos Lara Calegário Guedes, Luiz Fernando M. Zorzanelli e Geanderson Lemonte; orientadores Igor Carlos Pulini e Renan Osório Rios.
O que é a OBR?
A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. Seu objetivo é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Saiba mais sobre a OBR em obr.org.br
(Fonte: IFES Colatina, Com informações de obr.org.br)
>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também ….
- Espetáculo de palhaçaria será apresentado gratuitamente em Vitória e Baixo Guandu
- Espírito Santo: período de defeso da Piracema começa no dia 1º de novembro
- Prefeito Guerino Balestrassi sanciona lei para pagamento do piso da enfermagem em Colatina
- Fique ligado no calendário de matrícula e rematrícula de Colatina
- Se Apaixonar Todos os Dias: A Jornada para uma Vida Plena de Amor