Colatina em Ação
  • Inicio
  • Brasil
  • Cultura
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Fale conosco
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Colatina em Ação
  • Inicio
  • Brasil
  • Cultura
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Fale conosco
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Colatina em Ação
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Pague sua passagem usando o PIX Pague sua passagem usando o PIX Pague sua passagem usando o PIX
Inicio Saúde

ES recebe mais de 140 novos profissionais do Programa Mais Médicos

Colatina em Ação por Colatina em Ação
11 de setembro de 2023
Em Saúde
60 2
0
ES recebe mais de 140 novos profissionais do Programa Mais Médicos - Foto: Secom/ES

ES recebe mais de 140 novos profissionais do Programa Mais Médicos - Foto: Secom/ES

74
COMPARTILHAMENTOS
1.2k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

Colatina em Ação – 11 de setembro de 2023

ES recebe mais de 140 novos profissionais do Programa Mais Médicos – Foto: Secom/ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta segunda-feira (11), da cerimônia de acolhimento dos mais de 140 profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil, que ingressaram em editais abertos neste ano. Atualmente, o Espírito Santo conta com 295 médicos atuantes pelo Mais Médicos em 62 municípios capixabas. A agenda no Palácio Anchieta, em Vitória, teve a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Somente este ano, 142 novos médicos dos 28º, 29º e 30º ciclos do programa começaram a atuar na Atenção Primária do Espírito Santo pelo Mais Médicos. Além disso, o programa conta também com mais dois editais para atuação de profissionais no Estado, por meio de equipes de Consultório de Rua e da Atenção Primária Prisional, que estão em fase de finalização.

# # #

“Não vencemos de uma vez só todos os obstáculos na área da saúde. Mas é preciso estar preparado para enfrentar esses desafios e ir melhorando a cada dia. Fico feliz que o Mais Médicos nos ajude a estruturar e organizar a Atenção Primária, que deve ser resolutiva para não sobrecarregar o sistema de regulação. No Estado, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (iCEPI) conduz, em parceria com os Municípios, o Qualifica-APS com a formação em serviço de 1.400 profissionais. Temos ainda uma parceria resolutiva com os hospitais filantrópicos e estamos construindo o Hospital Geral de Cariacica e o Complexo de Saúde do Norte”, afirmou o governador Casagrande.

“Estamos contentes em estar no Espírito Santo hoje. É uma grande alegria receber os profissionais que estão participando do Mais Médicos, um programa estruturante. Muitos estudos mostraram que desde sua primeira edição, o programa ajudou na qualidade de vida e redução da mortalidade infantil. Aqui no Espírito Santo teve uma grande adesão. Hoje é um dia que eu gostaria de dar boas-vindas aos médicos e reafirmar o compromisso do Ministério com o Sistema Único de Saúde [SUS] para uma saúde digna para todos os brasileiros”, disse a ministra.

ES recebe mais de 140 novos profissionais do Programa Mais Médicos – Foto: Secom/ES

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, agradeceu a vinda dos novos médicos. “Recebo com muito carinho a todos os médicos que vão atuar no Estado. O SUS é um projeto maravilhoso, um exemplo para o mundo. O Espírito Santo hoje é o estado da região Sudeste que mais investe per capita em saúde. Tivemos um aumento na cobertura das equipes de saúde da família, que chega agora a 78% da população”, destacou.

Após o acolhimento dos médicos, o secretário Nésio Fernandes ministrou o seminário “Atenção Primária à Saúde – Desafios e Oportunidades”, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e pela bancada federal capixaba, no qual apresentou carteira de projetos e ações estratégicas da Secretaria de APS, do Ministério da Saúde.

Também estiveram presentes a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; o senador Fabiano Contarato; os deputados federais Helder Salomão, Jackeline Rocha e Josias Da Vitória; os deputados estaduais Denninho Silva, Zé Preto, João Coser, Iriny Lopes e Dr. Bruno Resende; o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun e a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade.

Capacitação e mudanças no Mais Médicos

Anteriormente, os médicos passaram por um curso com aulas sobre atuação generalista na Atenção Primária à Saúde, atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos definidos pelo ministério, legislação e ética médica. Além de médicos formados no País, este ciclo conta também com brasileiros formados no exterior e de médicos estrangeiros.

O programa modificou o tempo de atuação dos profissionais de três para quatro anos, podendo ser prorrogáveis por igual período. Para reduzir a rotatividade e garantir a continuidade da assistência à população, o Mais Médicos traz mais oportunidades educacionais. O médico que participa do programa, selecionado por meio de edital, poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos.

Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcionais ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões mais remotas. Uma das novidades é a oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família. 

Mais Médicos no ES

No Espírito Santo, atualmente, 295 médicos atuam pelo programa em 62 municípios capixabas. Além disso, 69 municípios contam com adesão ao Programa. O Estado já contou com 483 profissionais, em 2017, ano de maior número de médicos pelo Mais Médicos atuando no território capixaba.

O Mais Médicos tem como objetivo propor a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) levando médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

De acordo com a chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária, da Secretaria da Saúde, Maria Angelica Callegario, o Programa Mais Médicos contribui para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde capixaba junto aos demais programas que o Estado promove, como o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (iCEPI).

“O Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) vem colaborar com uma maior possibilidade de acesso aos cuidados de saúde na Atenção Primária e numa expectativa de melhor qualidade da assistência, visto que os profissionais vinculados ao Programa participam de formação médica, com a cooperação da Ufes. Dos 78 municípios do Espírito Santo, 62 têm médicos do Programa em suas equipes de Atenção Primária. É um Programa de grande relevância para o Estado e toda a sua população”.

>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Leia também ….

  • Setembro Amarelo:  A importância da informação na prevenção do suicídio.
  • Motorista morre após carro capotar em rodovia de São Domingos do Norte
  • CHOQUE ELÉTRICO: o que fazer quando isso acontece?
  • Colatina realiza V Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional
  • Jovens são assassinados a tiros em Vila Valério
Tags: mais médicosprograma
Compartilhamento30Tuitar19
Colatina em Ação

Colatina em Ação

Jornalista levando informações de Colatina para o mundo.

Leia também ...

Gripe K: Santa Catarina registra a maioria dos casos no país

por Colatina em Ação
4 horas Passado
0
Gripe K: Santa Catarina registra a maioria dos casos no país - Foto: Freepik

Variante da influenza A (H3N2) não é um vírus novo e está coberta pelas vacinas oferecidas pelo SUS

Leia mais

Vigitel 2025: diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos

por Colatina em Ação
2 dias Passado
0
Vigitel 2025: diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Condições como hipertensão, obesidade e excesso de peso também avançaram de 2006 a 2024; confira detalhes

Leia mais

Casa da Mulher em Colatina abre vagas para DIU

por Colatina em Ação
3 dias Passado
0
Casa da Mulher em Colatina abre vagas para DIU - Foto: Internet

A Casa da Mulher de Colatina anunciou a abertura de novas vagas para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre. O método contraceptivo de longa duração é...

Leia mais

Internet transforma atendimento em UBSs remotas e agiliza socorro médico em áreas isoladas

por Colatina em Ação
4 dias Passado
0
Internet transforma atendimento em UBSs remotas e agiliza socorro médico em áreas isoladas - Foto: Layo Stambassi/MCom

Ação dos Ministérios das Comunicações e da Saúde permite a conexão entre bases regionais de saúde e facilita a assistência médica

Leia mais

Bronzeamento artificial: os perigos para a pele e como se proteger

por Colatina em Ação
6 dias Passado
0
Bronzeamento artificial: os perigos para a pele e como se proteger - Foto: Freepik

Normalmente oferecido em cabines verticais e horizontais, o bronzeamento artificial tem atraído cada vez mais pessoas com a promessa de um bronzeado rápido e uniforme. Ainda que pareça...

Leia mais

Pesquise por Categoria

  • Brasil
  • Cidade
  • Culinária
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Geral
  • Internacional
  • Justiça
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Últimas Notícias
# # #
  • Aviso Legal
  • Fale conosco
  • Home
  • Política de Privacidade
  • Políticas de Cookies
  • Quem somos
  • Termos de Uso
Whatsapp: (27) 99840-1311

© 2025 Desenvolvido por Colatina em Ação - Hospedado no Brasil por Gen3 .

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Brasil
  • Cultura
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

© 2025 Desenvolvido por Colatina em Ação - Hospedado no Brasil por Gen3 .

Bem-vindo Novamente!

Faça login na conta

Esqueci a Senha

Recuperar sua senha

Insira os detalhes para redefinir a senha

Entrar
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website, você está concordando e com à utilização de cookies. Saiba mais em Política de Privacidade.