Durante a realização da Semana, várias atividades interativas ocuparam o calendário dos estudantes.
O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu, localizado no município de Baixo Guandu, realizou, entre os dias 21 e 25 de agosto, a “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Conectar e Somar para Construir Inclusão“. O evento teve como objetivo promover a conscientização sobre inclusão das pessoas com deficiência.
Durante a realização da Semana, os estudantes participaram de uma ampla variedade de atividades interativas, como rodas de conversa, palestras, apresentações musicais e artísticas, além de pesquisas em grupo e construção de gráficos demonstrativos. Até mesmo passeios com os estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) fizeram parte do calendário.
Dois momentos de destaque merecem atenção especial: uma palestra inspiradora conduzida pela servidora Janielly dos Anjos Oliveira Dornelas, que compartilhou as experiências dela como mãe atípica e discutiu a relevância da acessibilidade para as pessoas com deficiência; e o projeto “Sombrinha Informativa“, que trouxe dados essenciais sobre a inclusão de pessoas com deficiência.
Para o encerramento das atividades, Blendon Thomaz Ribeiro e Maryule Damas, representantes da Associação Colatinense de e para a Pessoa com Deficiência Visual (ACDV), compartilharam suas vivências e desafios enfrentados como pessoas com deficiência, abordando temas como a inclusão no mercado de trabalho e no ambiente escolar, durante uma confraternização entre os estudantes, solidificando os laços de compreensão e respeito mútuo.
O professor de Artes Bhrwnyz Kwllymosch ressaltou que a semana foi uma oportunidade de construir conhecimento sobre a inclusão das pessoas com deficiência em diferentes contextos da sociedade, com a participação ativa e o interesse dos estudantes, demonstrando um aprendizado efetivo sobre o tema.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também ….
- Polícia prende padrasto suspeito de estupro de vulnerável em São Gabriel da Palha
- Filhote de veado resgatado em Santa Teresa está em reabilitação no Iema
- Jovem é morto a tiros em Colatina após ser liberado do presídio há um mês
- Colatina é destaque no ranking de competitividade
- Unidade Móvel de Gastronomia do Senac-ES deixa sua marca na 5ª Edição da Capittella