Colatina em Ação – 07 de junho de 2023
Domingo, dia 09 de julho, tem a Rota do Mirante, em São Pedro Frio, a “Suíça Colatinense”. Um passeio perfeito de 670 metros de altitude de pura beleza pelas estradas cheias de samambaias e quaresmeiras e com muita cerração. Os moradores do local não escondem a satisfação com a realização do evento pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e garantem que estão ansiosos e com muita expectativa de receber os turistas.
O agricultor Fredy Ragazzi e a esposa Cleuza, do Sítio Solana, estão animados. O local possui cinco poços de criação de peixe, muito café e frutas como laranja, pitaya e mexerica. Ela, além de bolos e doces, também faz muito tricô. Ele é o famoso morador que gosta de postar fotos do termômetro registrando a temperatura do lugar, em todas as manhãs, nas redes sociais. Na última terça-feira, dia 04, por exemplo, muito feliz, ele postou a foto da mais baixa temperatura deste ano, de 7 graus, feita às 6h50 da manhã.
“Nós somos os maiores incentivadores da Rota. Sempre estamos recebendo parentes e amigos. Eu sou de Colatina e mudei para Aracruz no ano 2000 e vinha só nos finais de semana para cá, mas em 2015 nós viemos de vez e estamos muito felizes aqui. O que a Prefeitura está fazendo é muito bom. Quem vem aqui em casa pode ver as paredes cheias de fotos dos amigos que vêm aqui passear na nossa casa, que sempre tem muita gente.”
Os proprietários do Sítio Cachoeira da Mata e comerciantes, Fernanda e o marido Valter Lorete, já estão em ritmo de preparativos para as comidas do almoço especial do evento. Eles têm uma pequena mercearia e oferecem refeição na semana inteira, inclusive nos finais de semana (marcar antecipado, grupo até 10 pessoas) para café da manhã e almoço.
Ela faz parte de um grupo chamado “Prosas e Sabores”, criado por meio de um projeto do Ifes Itapina, para capacitar os moradores em agroturismo. “Eu já fiz alguns cursos no Sebrae e no Incaper. Nós, cada morador, de cada sítio, entendemos que precisamos nos preparar, nos fortalecer, para desenvolver este lugar e a comunidade. São Pedro está sendo conhecido pela sua temperatura agradável no inverno, e no verão nós ainda temos as cachoeiras para refrescar”, explica.
A Rota do Mirante é muito aguardada pelo casal. Ela destaca que “representa muito para nós, pois melhora a nossa fonte de renda, e podemos realizar nossos projetos aqui. Há alguns anos nós recebíamos muita gente para acampar e fazer retiro espiritual no período de Carnaval, e queremos voltar a receber as pessoas. Vamos reformar um chalé daqui e preparar mais espaço. Também pretendo trabalhar com plantas para vender para os turistas”.
Um outro casal que está se preparado e animado é o casal Luzimar e Jonas Macedo, do Sítio Macedo, que com Jovita Maulaz, do Sítio Três Irmãos, formam o trio de anfitriões do almoço da Rota. Eles, e dois, dos três filhos, plantam café e criam peixes em dois poços e três tanques. Além disso, ela conta que gosta muito de cultivar plantas como rosas, beijos, manacás da serra e rosa do deserto e pretende comercializar. Eles são conhecidos por estarem sempre envolvidos com os eventos da comunidade.
Luzimar reconhece que o evento agrega valor a São Pedro, e garante que todos estarão de braços abertos recepcionando os visitantes, com muita comida da roça. Ela adianta que a comunidade vai oferecer um almoço de dar água na boca, com galinhada, carne seca, aipim, torresmo, costela de porco, feijão tropeiro, polenta e banana da terra frita. E entre as bebidas, para lembrar um pouco esta época de festas caipiras, também aquele com cachacinha e gengibre, o famoso “quentão”.
Antônio Maurício Brunetti, é proprietário do Sitio Brunetti, que além de café e gado, também tem uma lagoa e poços de peixes como tilápia, tambacu, traíra, piauçu. Ele garantiu que estará domingo em seu Sítio para receber todos com muita alegria, pois gosta de ir com a família e amigos e curtir a festa com muita gente.
ROTEIRO DA ROTA DO MIRANTE (09/07)
Ponto de encontro (7h30): Ifes Itapina
- 1ª Parada: Bar Bica dos Amigos (com opção de café da manhã) – Café da manhã R$10
- 2ª Parada: Sítio Cachoeira da mata
- 3ª Parada: Mirante
- 4ª Parada: Sítio Solana
- 5ª Parada: Sítio Brunetti
- 6ª Parada: Almoço – sítio Macedo, Sítio Três Irmãos ou Sítio Cachoeira da Mata – almoço R$30
O pagamento de café da manhã e almoço devem ser feitos em dinheiro (espécie). Não será aceito pagamento por meio eletrônico, cartão ou pix.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também ….
- Viação Joana D´Arc vence Prêmio Gazeta Empresarial 2023, em Colatina
- Sexta (7) tem sessão gratuita de cinema ao ar livre em Colatina
- Trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão em Governador Lindenberg
- Inscrições aberta para aulas gratuitas de hidroginástica em Colatina
- Grupo Decola realiza “Slam da Princesa – III Edição” Sábado(08) na Praça do Sol Poente.