Colatina em Ação – 05 de julho de 2023
A atividade faz parte da rodada de seminários organizados ao longo da bacia do rio Doce no Espírito Santo, junto à Assessoria Técnica dos Atingidos. Os seminários têm como objetivo tratar da pauta de reparação, ao mesmo tempo que exige uma repactuação com participação popular em relação à dívida que as empresas Samarco, Vale e BHP possuem com a população atingida.
Nesta quarta-feira (05/07), atingidos e atingidas por barragens de Colatina organizam e participam do Seminário “Nossos direitos, já! Barragem de fundão: a hora de mudar é agora”. A atividade, que ocorre no auditório da diocese de Colatina, é organizada junto à Assessoria Técnica Independente (ADAI), das atingidas e atingidos por barragens, e busca construir uma proposta alternativa aos programas de reparação até agora apresentados.
Após quase 8 anos do rompimento da barragem de Fundão, de responsabilidade da empresa Samarco (Vale e BHP Billiton), que alcançou toda a bacia do rio Doce com sua lama e atingiu milhares de pessoas, a população permanece insatisfeita com os programas construídos através da Fundação Renova. Destacam-se entre estes a falta de informação à população, de participação dos atingidos no processo de reparação, assim como a ausência de cadastro sem explicação, insuficiente indenização, falta de recursos, projetos e programas econômicos de geração de renda à população.
Nesse sentido, o seminário visa apresentar os limites dos programas de indenização e auxílio, debatendo alternativas para a população atingida. Segundo a equipe de Economia, Trabalho e Renda (ETR) da assessoria dos atingidos, os dados mostram sensíveis falhas nos cadastros feitos pela Fundação Renova, sem informações sobre as causas do não cadastramento, assim como da dificuldade no deferimento de cadastro e acesso a benefícios – tais como o acesso ao Auxílio Financeiro, indenizações (sejam do Programa de Indenização Mediada como do Novel).
Vale dizer que o seminário é um dos vários que estão acontecendo em toda a bacia. O primeiro deles ocorreu no sábado (01/07) em São Mateus. Além disso, o espaço ocorre no marco de discussão da chamada Repactuação, com a revisão de todo o processo de reparação integral, dos programas e propostas para atingidas e atingidos no sentido da reparação justa e integral de toda a população atingida da bacia do rio Doce. Dessa maneira, trata-se de espaço de participação popular para debater de propostas a ser apresentadas.
Serviço:
- Atividade: Seminário “Nossos Direitos Já! barragem de Fundão: a hora de mudar é agora”
- Data e horário: 05 de julho (quarta-feira), às 18h30.
- Local: Auditório da Diocese de Colatina – rua Santa Maria, n. 350, Centro, Colatina (ES) (em frente à catedral).
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também ….
- Bradesco abre vagas para estágio em Colatina; veja como se inscrever
- Sines do Norte e Noroeste do ES ofertam 424 vagas de emprego para esta terça-feira (04)
- Prefeitura de Colatina inicia aplicação de Revsol na estrada do Cascatinha do Milanez
- Acidente na ES-245, em Governador Lindenberg, deixa duas pessoas mortas e duas feridas
- Vídeo | Equipe Titãs do Ifes Colatina é campeã da etapa capixaba da Olimpíada Brasileira de Robótica