Colatina em Ação – 14 de maio de 2023
Pelo menos 14 trabalhadores foram resgatados em uma fazenda em Nova Venécia, no Noroeste do ES, em uma situação de trabalho considerado semelhante à escravidão, nesta terça-feira (13). Os trabalhadores, provenientes da cidade baiana de Aratuípe, estavam vivendo em um ambiente insalubre e inabitável, sendo submetidos a condições degradantes na colheita de café, conforme relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segundo o MTE, o empregador pagava o salário aos trabalhadores, porém descontava o valor das passagens deles, infringindo uma proibição legal. Além disso, o empregador não estava cumprindo a obrigação de garantir o retorno dos funcionários que desejassem voltar para casa, como determina a legislação trabalhista, ressaltou o Ministério.
O MTE informou que os contratos serão rescindidos e o empregador se comprometeu a efetuar os pagamentos acordados com os trabalhadores. A pasta também garantiu que emitirá o seguro-desemprego para os funcionários resgatados, os quais serão hospedados em um hotel em Colatina até que consigam retornar para suas casas. A operação de resgate ainda está em andamento e não foi concluída.
Este é o quinto caso de resgate registrado neste ano relacionado ao cultivo de café, totalizando 45 trabalhadores resgatados somente na colheita do café Conilon.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também ….
- Saiba o que é febre maculosa e quais os sintomas e como se prevenir
- Sines de Colatina, Aracruz e Linhares ofertam 478 vagas de empregos para esta terça-feira (13)
- Grave incidente durante festa em Marilândia deixa três pessoas hospitalizadas
- Curso profissionalizante do Senai oferece vagas gratuitas em Colatina
- Colisão envolvendo moto e carro é registrado no centro de Colatina