Colatina em Ação – 22 de maio de 2023
Assim como a pele sofre com os impactos das baixas temperaturas, os cabelos também são afetados com a mudança de estação. Por isso, é preciso adotar alguns cuidados especiais para manter a saúde dos fios nos dias mais frios.
Devido aos banhos mais quentes e demorados, comuns nessa época do ano, o couro cabeludo pode ficar com excesso de oleosidade.
“Além de danificar os fios, isso pode provocar irritação no couro cabeludo, coceiras, escamações, e ainda favorecer ou agravar a condição de dermatite seborreica“, informou a dermatologista Thayla Campostrini.
Segundo a médica, algumas situações devem ser evitadas para quem deseja manter a saúde dos cabelos.
“Assim como no verão é preciso tomar alguns cuidados, nas estações mais frias não é diferente. Além de não lavar os fios com água muito quente, é importante não dormir de cabelos molhados. O ideal é lavar os cabelos durante o dia para que sequem naturalmente“, orientou a especialista.
Fazer a hidratação dos fios também é fundamental, segundo Thayla. “No inverno, os cabelos precisam ser hidratados para que fiquem saudáveis e bonitos. Além da hidratação, é importante escolher produtos voltados para o seu tipo de cabelo“.
Confira 5 erros mais comuns que prejudicam os cabelos no inverno:
1 – Não lavar o cabelo: há quem opte por não lavar ou por aumentar o intervalo das lavagens dos fios no frio, mas isso pode acumular resíduos no couro cabeludo.
A orientação é lavar o cabelo dia sim, dia não, e se eles forem cacheados ou crespos, pode dar um espaço de 2 a 3 dias entre as lavagens.
2 – Lavar o cabelo com água muito quente: a alta temperatura da água pode aumentar em excesso a oleosidade do couro cabeludo, além de deixar os cabelos mais fracos e quebradiços.
3 – Passar mais cremes para evitar frizz: aquele efeito arrepiado (frizz) tende a aumentar no inverno, e algumas pessoas podem exagerar nos cremes. Mas isso acaba pesando o couro cabeludo, além de deixá-lo úmido, o que pode causar a dermatite seborreica (caspa). O ideal é apostar em máscaras e hidratação para evitar o frizz e fortalecer as madeixas.
4 – Ir dormir de cabelo molhado: devido ao tempo frio, o cabelo pode demorar mais a secar completamente e, por isso, algumas pessoas acabam indo dormir antes da secagem completa. Devido à umidade prolongada, podem ocorrer problemas, como dermatite seborreica (mais conhecida como caspa), além de outros danos capilares.
5 – Exagerar no uso do secador: o calor excessivo do secador, associado ao aumento do uso do aparelho para secar os cabelos provoca danos dos fios, que podem ficar quebradiços, com frizz e pontas duplas. Segundo a dermatologista, é fundamental usar protetor térmico antes de usar o secador.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias
Leia também ….
- Paciente deve ser indenizada após erro médico em procedimento de cesárea
- Prefeito de Sooretama sofre acidente na BR-101
- 84% das mulheres na menopausa têm problemas de sono, aponta pesquisa
- Fake news sobre vacinas geram medo e levam pais e responsáveis a negligenciarem a vacinação infantil
- Colatina recebe mais de 700 crianças e adolescentes no Festival Paralímpico Loterias Caixa