Colatina em Ação – 10 de maio de 2023
A Diocese de Colatina irá sediar, pela primeira vez, a Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce.
Com o tema “Bacia do Rio Doce, nossa casa comum” e o lema “No princípio, o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,1-2), essa sexta edição do evento pretende gerar um processo de conscientização, mobilização e participação das comunidades de fé e de toda a sociedade no sentido de olhar a vida humana e o planeta dentro de uma mística de cuidado e fraternidade.
Além da Diocese de Colatina, o evento envolverá diversas dioceses de Minas Gerais que também são banhadas pelo Rio Doce.
Conheça, a seguir, a programação completa:
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
A programação da romaria é extensa e tem início em maio com a realização de três seminários temáticos que vão acontecer em Baixo Guandu, Colatina e Linhares, municípios capixabas afetados diretamente pela lama de rejeitos de minério que poluiu completamente o Rio Doce em novembro de 2015.
Os seminários contarão com a presença de especialistas para fazer memória desse crime ambiental que atingiu a bacia do Rio Doce. O evento inclui ainda um parecer científico sobre o clima, depoimentos de atingidos e uma discussão sobre a relação dos povos originários com a natureza.
Confira a agenda desses seminários:
11 de maio (quinta-feira): 19 horas, no auditório da Cúria Diocesana, em Colatina (ES)
25 de maio (quinta-feira): 19 horas, no auditório do Sesi/Senai, em Linhares (ES)
SEMANA MISSIONÁRIA
O segundo momento da romaria será a Semana Missionária. A abertura acontece no dia 11 de junho (domingo) no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu (ES). Na ocasião, será presidida a santa missa às 8h30 com acolhida e envio dos missionários. A Semana Missionária segue de 12 a 17 de junho na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Bebedouro, Linhares (ES).
GRANDE DIA
Um dos momentos mais emocionantes deste evento acontecerá no dia 18 de junho (domingo) na localidade de Regência, litoral de Linhares, onde o Rio Doce deságua. Essa região foi afetada diretamente pela lama de rejeitos de minério pois boa parte da comunidade local vivia da pesca. São esperadas diversas caravanas de Minas Gerais e de todo o Espírito Santo.
Às 8 horas, haverá uma celebração eucarística, seguida de caminhada pela foz do Rio Doce e colocação da cruz. Estão previstas ainda exposições, vivências e apresentações culturais.
Toda a programação da romaria é aberta à participação da sociedade!
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias
Leia também …..
- Vídeo | Vereador de Colatina é acusado de divulgar fake news envolvendo pessoa com deficiência em rede social
- Jovem é assassinado a facadas após sair do trabalho em Aimorés (MG) e polícia procura por suspeito
- Corpo de Bombeiros Militar inicia uso de novos uniformes
- Morre Rita Lee, a Rainha do Rock Brasileiro
- Deputado estadual é autuado na Lei Seca após recusar teste do bafômetro com carro oficial da Ales