Colatina em Ação – 06 de maio de 2023
Na última quinta-feira (4), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, realizou a segunda fase da Operação “Estercorat”. A ação foi realizada nos estados do Pará, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de cumprir 11 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão.
Dez pessoas foram presas, sendo três delas em Itajaí; quatro em São José dos Pinhais, no Paraná; uma em Colatina e outra em Itaguaçu, no Espírito Santo; e outra em Barcarena, no Pará.
A ação contou com o apoio logístico e operacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Projeto M.O.S.A.I.C.O., que permitiu o trabalho conjunto das polícias civis dos estados envolvidos no combate a uma organização criminosa dedicada ao furto e roubo de cargas e outros crimes conexos.
O delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, ressaltou a importância da integração e cooperação das polícias civis dos estados envolvidos e do Projeto M.O.S.A.I.C.O., coordenado pela SENASP, além da troca de informações com a Polícia Rodoviária Federal de São Paulo.
Na primeira fase da operação, realizada em novembro de 2022, foram presas três pessoas, com um total de cinco indiciados. Durante as investigações, descobriu-se que se tratava de uma organização criminosa bem estruturada, responsável pelo roubo de grandes quantidades de cargas, principalmente de fertilizantes, não só em Santa Catarina, mas também em outros estados.
Uma peculiaridade dessa organização criminosa era a falsificação de boletins de ocorrência com dados de delegacias de polícia dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, apresentando para as vítimas esses documentos contrafeitos, relatando falsos roubos. Além disso, em alguns casos, utilizavam caminhões clonados. Após meses de investigações, ficou comprovada a autoria de pelo menos seis furtos de cargas em Santa Catarina pelos integrantes da organização criminosa, causando prejuízo milionário para as empresas vítimas.
Desde a deflagração da operação, já foram presas treze pessoas, além da apreensão de veículos de luxo, caminhões, documentos e dispositivos para dar seguimento às investigações. A ação conjunta entre as polícias civis dos estados envolvidos e a SENASP mostra a importância da colaboração e integração entre as autoridades para o combate ao crime organizado.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também …..
- Santa Teresa: governo autoriza obras de pavimentação no Circuito Caravaggio
- Colatina realiza dia “D” de vacinação contra a gripe
- NKG Stockler oferece suporte a produtores para implantar cafeicultura regenerativa nas propriedades
- Vídeo | Acidente entre carro e moto deixa trânsito complicado na Ponte Florentino Avidos em Colatina
- 1ª Corrida Rústica Sol Poente acontece domingo