A data é comemorada mundialmente para valorizar as lutas históricas e conquistas feitas pelos trabalhadores e pelo movimento trabalhista.
Colatina em Ação – 01 de maio de 2023
Dia do Trabalhador, também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores, é um dia que comemora as lutas históricas e conquistas feitas pela classe operária e pelo movimento trabalhista.
Em muitos países, a data é comemorada em 1º de maio, entretanto, de acordo com a Enciclopédia Britannica, – uma plataforma de dados voltada para a educação do Reino Unido – nos Estados Unidos e no Canadá, a efeméride conhecida como Dia do Trabalho ocorre na primeira segunda-feira de setembro.
Qual a história do Primeiro de Maio?
A comemoração do Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador remonta aos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século 19.
Segundo a Britannica, os movimentos se originaram em um momento em que a indústria estadunidense estava se expandindo rapidamente, mas havia poucas proteções legais para os trabalhadores dos EUA.
No final do anos 1800, logo após a Revolução Industrial, os estadunidenses trabalhavam 12 horas por dia, seis ou sete dias por semana. Além disso, os salários eram baixos e as condições de segurança e de salubridades eram inexistentes, o que causava acidentes e afetava a saúde dos trabalhadores. Até mesmo crianças, algumas com apenas cinco ou seis anos, trabalhavam em minas, fábricas e indústrias nas mesmas condições degradantes de trabalho que os adultos.
As péssimas condições levaram os trabalhadores de Chicago a mobilizarem protestos em maio de 1886. Essas ações, que duraram do dia 1º ao dia 4 de maio, foram organizadas por movimentos de trabalhadores ligados ao anarcossindicalismo e reivindicavam, sobretudo, a jornada de trabalho de oito horas diárias.
De acordo com a Britannica, as manifestações do dia 4 de maio de 1886 ficaram particularmente conhecidas. Neste dia, os protestos aconteceram na Praça Haymarket, em Chicago, quando uma bomba explodiu. A explosão foi responsável pela morte de policiais e manifestantes, o que levou os policiais a reagirem abrindo fogo contra a manifestação.
Os trabalhadores foram agressivamente reprimidos depois disso, e os líderes do movimento trabalhista de Chicago foram presos – quatro deles foram condenados à morte. Eles ficaram conhecidos como os Mártires de Chicago.
A data Primeiro de Maio passou a ser lembrada pelo o que ficou conhecido como o Massacre de Haymarket, mas o feriado do Dia do Trabalhador seria consolidado apenas anos depois.
Consolidação do Dia do Trabalhador
Na França, a efeméride surge em 1919, após a jornada de oito horas diárias ser ratificada por lei. No ano seguinte, em 1920, a antiga União Soviética (URSS) também abraça a data.
De acordo com a enciclopédia do Reino Unido, os líderes socialistas acreditavam que o feriado incentivaria os trabalhadores na Europa e nos Estados Unidos a se unirem contra o capitalismo. O dia tornou-se um feriado significativo na URSS e nos países do Bloco Oriental, comemorado com grandes desfiles que valorizavam o poderio militar soviético.
Com a dissolução da URSS e a queda dos governos comunistas no Leste Europeu no final do século 20, as celebrações em grande escala do Dia do Trabalhador perderam importância na região. No entanto, segundo a Britannica, em dezenas de países ao redor do mundo, o Dia do Trabalhador é reconhecido como feriado público e continua sendo celebrado como ocasião para manifestações e comícios em apoio aos trabalhadores.
Fonte: NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também ….
- Professor de química morre em acidente envolvendo carro e moto em Baixo Guandu
- Isenção do IPTU em Colatina: veja quem tem direito
- Vídeo | Homem é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Colatina
- Seminário em Baixo Guandu abrirá programação da 6ª Romaria das Águas e da Terra
- Suspeitos de terem matado e esquartejado homem em Vila Pavão são presos pela PC