Colatina em Ação – 20 de março de 2023
O levantamento topográfico e altimétrico feito pela Prefeitura nos imóveis pertencentes ao município passou a ser mais acelerado com a utilização do Sistema RTK. Esse é um aparelho georreferenciado por satélite e foi adquirido pelo município há cerca de um mês. Colatina passou a ser o primeiro município do interior capixaba a comprar o modelo importado da China, que custou R$ 50 mil.
Esse equipamento de georreferenciamento é utilizado para definir as dimensões e a localização da propriedade.
Segundo o setor de Patrimônio Municipal, o aparelho vai agilizar os serviços do processo de medição dos imóveis, e entre suas inúmeras e principais vantagens por exemplo, um trabalho topográfico que demorava dois dias para ser feito pode ser feito em duas horas. Além disso, ele poderá ser utilizado por outras Secretarias Municipais, como as de Obras, Habitação e Regularização Fundiária, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Entretanto, a principal razão para a obtenção do RTK por parte da Prefeitura é que os serviços feitos por ele vão proporcionar a realização de avaliações reais dos valores dos imóveis do município e assim facilitar a aquisição de recursos junto aos órgãos afins.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
RTK oscila muito na altimetria, até hoje não é recomendado o uso de receptores gnss para levantamento altimétrico (ordenada Z), por isso a engenharia civil não o usa para suas obras, devido erros que ultrapassam a medida de 1m
Não existe aparelho chamado RTK. O nome correto é GNSS. RTK é uma técnica de coleta de dados.