Colatina em Ação – 28 de fevereiro de 2023
Começa nesta quarta-feira (1º) a campanha de vacinação em Colatina com a dose bivalente contra a Covid-19 para o grupo de risco formado por idosos com idade a partir de 70 anos.
O ponto de vacinação é a Estação Central de Ônibus, onde haverá distribuição de 600 senhas por ordem de chegada. A vacinação tem início às 8h com previsão de término às 15h 30 ou até o fim das senhas.
Para se vacinar, os pré-requisitos são: ter 70 anos completos ou mais, ter tomado ao menos duas doses de vacina contra a Covid-19 de qualquer fabricante e intervalo de pelo menos 4 meses desde a última dose tomada. Também é preciso apresentar documento de identidade, comprovante da última dose tomada e cartão do SUS se houver.
Grupos de risco e público alvo
No primeiro momento em Colatina, também estão sendo vacinados os idosos que estão nos asilos e instituições de longa permanência, além dos trabalhadores dessas instituições.
Seguindo o calendário definido pelo Ministério da Saúde, a previsão é de que os demais grupos classificados como prioritários recebem a dose bivalente como reforços:
- Grupo 2 – Pessoas de 60 a 69 anos
- Grupo 3 – Gestantes e puérperas:
- Grupo 4 – Trabalhadores da saúde
- Grupo 5 – Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Além dos grupos prioritários, o ministério também quer intensificar a campanha com a vacina monovalente para os maiores de 12 anos. A ideia é aumentar a cobertura vacinal nesses outros públicos.
As doses são distribuídas pelo Ministério da Saúde, que encaminha os imunizantes para os estados e que fazem a distribuição para os municípios. Assim que novas doses forem distribuídas, o município vai ampliar o grupo prioritário.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também ….
- “Vale o custo”: a vida de pessoas que convivem com doenças raras
- Moradora que sofreu queda ao fugir de cão deve ser indenizada
- Adolescente de 13 anos morre e padrasto é baleado dentro de casa em Baixo Guandu
- Governo lança campanha para retomar índices altos de vacinação
- São Mateus: dono de clínica de estética é preso por abusar de clientes durante procedimentos