* Por Emanuel Victor, especialista em finanças e investimentos
Colatina em Ação – 30 de dezembro de 2022
Não existe nada pior que termos uma dívida e não conseguirmos pagá-la, mais do que ter a conta no vermelho é ter o nome sujo; a dívida atrapalha o nosso desempenho de toda a nossa rotina, fazendo com que acabamos descontando isso em pessoas próximas de nós, a nossa família e, acaba comprometendo o nosso resultado.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A gente passa o dia estressado e a dívida acaba sendo muito mais do que aquele saldo devedor ou aquele nome sujo de fato.
A grande questão é, como fazer para sair das dívidas? Como fazer para eliminá-las de uma vez por todas?
Para te ajudar nisso, criamos 5 passos simples que irá te ajudar nessa jornada.
Anote todos seus gastos
É necessário que você se reorganiza financeiramente, nessa primeira etapa sua missão será anotar todas as fontes de receitas e, na outra folha você vai anotar todos os seus gastos mensais; esse primeiro passo é muito fundamental pois você começará a entender que existe gastos supérfluos.
Identifique os gastos desnecessários
Após realizado todo mapeamento de suas receitas e despesas, identifique os seus gastos desnecessários, por exemplo: a conta da Netflix ou Spotfy que você não utiliza com recorrência, talvez seja o momento de você selecionar o que é prioridade no momento e descartar aquilo que não é tão necessário.
Coloque em prática o método 50/30/20
Depois de mapear e eliminar seus gastos desnecessários; agora o objetivo será organizar o orçamento; para realizar isso, será muito simples, recomenda-se utilizar o método 50/30/20; esse método te ajudará a entender que todo o seu salário ou sua renda, antes de chegar a sua mão, deverá ter um destino prévio. Sendo assim, dívida sua renda total em percentual 50/30/20, cumprindo à risca os valores de cada pote.
Comece a quitar suas dívidas
O quarto passo se resume em você começar a quitar as suas dívidas acumuladas, que você não sabe por onde começar. Assim sendo, organize todas as dívidas por ordem de valores, as mais baratas até as mais caras. Após isso, você irá começar a quitar as mais baratas, mas antes de você procurar o credor você precisa entender que toda dívida é negociável, ou seja, se há juros em seu nome, e você almeja pagar, a empresa credora quer receber de qualquer jeito, mesmo que seja só o valor sem juros, pois não é vantajoso para eles, não receberem nenhum valor. Junte o valor da conta já descontando os juros, porque sua intenção será de não pagar juros nenhum; vá ao credor e fale que você tem um valor, apresente a ele e fale que só consegue pagar aquele valor, se o credor for inteligente, não hesitará em receber aquele valor e você ficará livre de mais uma dívida; agora vai e replica com as demais.
Tenha uma renda extra
Se com o salário que você tem não consegue quitar as suas dívidas com valo que a mais altos, mesmo você reduzindo as despesas; agora será o momento de você buscar fazer renda extra, e para isso eu separei algumas sugestões que você pode fazer, que irá te gerar uma renda extra: aula particular, vender doces caseiros, passear com pets, criar infoproduto, ser afiliado digital, escrever artigos, vender itens que não usa, alugar um cômodo, revender cosméticos.
Esses são os passos essenciais para você começar a eliminar todas as suas dívidas além disso, começar a investir o seu dinheiro, fazendo com que os juros só trabalhem a seu favor.
* Emanuel Victor, especialista em finanças e investimentos
Leia também ….
- Bairro Honório Fraga vai ganhar nova Unidade Básica de Saúde
- Pele saudável no verão. Confira 5 dicas!
- Homem morre e mulher fica ferida após serem atingidos por disparos de arma de fogo em Baixo Guandu
- Covid-19: saúde divulga novo horário de vacinação das crianças em Colatina
- Ação conjunta prende suspeitos de furtarem hidrômetros em Colatina