Colatina em Ação – 16 de dezembro de 2022
Fim de ano é sinônimo de festas, passeios, reuniões familiares, tempo de celebrar a vida e renovar as esperanças. Mas em famílias com pessoas idosas, é importante redobrar os cuidados para que as comemorações ocorram sem transtornos ou sustos.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Entre os pontos que merecem atenção está o ambiente, tanto familiar quanto externo. “É importante verificar a posição dos móveis e artigos decorativos, e se há algo que pode favorecer um possível acidente, como quedas e escorregões, como mesas de centro, tapetes, por exemplo. E não esquecer de deixar os espaços sempre bem iluminados“, orientou o médico geriatra Gustavo Genelhu.
Se a pessoa idosa for viajar, os mesmos cuidados devem ser mantidos, com ainda mais atenção. O geriatra explicou que é importante ficar atento aos horários dos medicamentos e ser mantida a rotina de alimentação e de sono.
Confira os cuidados durante as comemorações de Natal e Ano-Novo:
1 – Alimentação: mesmo com a variedade de comidas, é preciso evitar o excesso de alimentos gordurosos, muito condimentados e açucarados. Bebidas alcoólicas não devem ser consumidas. E se o idoso segue alguma dieta especial, é importante ficar atento.
2 – Medicamentos: se o idoso for passar as festas longe de casa, não esquecer de levar as receitas e os remédios em suas embalagens originais, e manter todos os horários orientados pelo médico. A automedicação deve ser evitada, pois muitos remédios apresentam reações adversas.
3 – Perigo de quedas: evite tudo que traga risco de quedas no ambiente, como mesas de centro, tapetes ou brinquedos espalhados pela casa. Separe um lugar confortável para o idoso se acomodar durante as comemorações, de modo que ele possa interagir e, ao mesmo tempo, ficar seguro.
4 – Prevenção à Covid-19: a pandemia ainda não acabou, apesar dos avanços da vacinação e da queda no número de casos e óbitos. Em caso de aglomeração, recomenda-se o uso de máscara e do álcool em gel para higienização recorrente das mãos.
5 – Atenção é fundamental: apesar da descontração que as festas de fim de ano trazem aos ambientes, é importante ter alguém sempre atento ao idoso, para acompanhá-lo ao banheiro (se necessário), aos horários de medicação, alimentação e de ir se recolher.
Drº. Gustavo Genelhu – médico geriatra
Leia também ….
- Quatro dicas do que fazer com o 13º salário
- Messi confirma que essa final de Copa do Mundo será seu último jogo na competição internacional
- Motociclista que caiu em buraco na ES-261, em Santa Teresa, deve ser indenizada
- Dia D de vacinação em Colatina neste sábado (17)
- 5 maneiras de como aumentar o limite do cartão de crédito