A solução foi criada pelo Sebrae para facilitar o acesso dos empresários, sem precisar instalar o software no computador para emitir a NF-e.
Com objetivo de facilitar a dinâmica contábil e financeira dos donos de micro e pequenos negócios, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) atualizou o novo emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). E, agora, não é mais necessário instalar o software no computador, com o serviço estando disponível na internet, com acesso direto pelo navegador.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Desde a primeira semana de novembro, a ferramenta foi aperfeiçoada com uma interface mais moderna, intuitiva e segura, após aumento da procura pelo serviço totalmente gratuito. Somente na fase de migração, iniciada em junho deste ano e com acesso apenas para os usuários do antigo sistema, a solução digital já atingiu R$ 1 milhão em notas fiscais emitidas.
“Agora, o software do Sebrae é em formato web, com uma arquitetura totalmente repaginada e de fácil acesso. Não será mais necessário instalar o software no computador, e ele ficará acessível pela internet direto pelo navegador. Isso permite a utilização em qualquer dia, lugar e hora, basta estar conectado à internet, sem precisar estar necessariamente usando um computador específico“, explica Hugo Lumazzini, analista de Soluções do Sebrae Nacional e responsável pela implementação do projeto.
A ferramenta desenvolvida pelo Sebrae inclui tecnologia para gestão das notas fiscais, permitindo que os empresários façam emissão, cancelamento e, até mesmo, correções ou cadastro de produtos e de fornecedores de forma facilitada. Com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), que é dispensado de emitir nota fiscal para vendas para pessoa física (PF), todos os outros tipos de pequenos negócios são obrigados a emitir o documento.
Para usar o novo emissor de NF-e, basta clicar aqui (https://sebrae.com.br/sites/portalsebrae/produtoseservicos/emissornfe) para ser direcionado para o Portal do Sebrae e preencher o cadastro com as informações solicitadas, entre elas o certificado digital da micro e pequena empresa. Como a ferramenta é toda operada em nuvem, ou seja, os dados da empresa e dos produtos ficam salvos no sistema, o dono do negócio pode emitir a NF-e de onde estiver.
Caso o empreendedor ou contador tenha dúvidas na operação do novo sistema, o Sebrae oferece suporte pelo 0800 570 0800, além de um manual no menu “Ajuda”, da ferramenta.