A data de 25 de outubro é lembrada como o Dia Nacional da Saúde Bucal, ocasião que reforça a importância dos cuidados regulares com os dentes e com a boca.
Colatina em Ação – 24 de outubro de 2022
“Cuidados básicos, como escovação, uso do fio dental e consultas regulares ao dentista, além de prevenirem doenças da boca e dos dentes, ajudam a diminuir o risco de patologias que afetam o organismo como um todo, como problemas cardiovasculares e até tumores na região da boca“, alertou a cirurgiã-dentista e odontologista oncológica Beatriz Coutens.
Apesar da saúde bucal se promover com hábitos simples, algumas atitudes também comprometem o bom funcionamento dos dentes e da boca.
Conheça 6 hábitos que comprometem a saúde bucal
1. Usar escovas com cervas muito duras
Esse hábito é prejudicial à saúde dos dentes. As cerdas duras causam agressão à margem gengival durante a escovação. Além disso, não se deve colocar força na hora de escovar os dentes.
2 – Consumo de refrigerantes, bebidas alcoólicas e açucaradas
Bebidas açucaradas podem causar cáries, e as gaseificadas possuem alto nível de acidez, o que contribui para a corrosão dentária. No caso dos refrigerantes, eles são ricos em açúcar e também em acidez.
3 – Usar palitos de dente
O palito, por ser pontiagudo, pode ferir a gengiva, podendo até provocar inflamações na região. O ideal é fazer o uso do fio dental para remover os alimentos entre os dentes.
4. Roer unhas e mastigar tampa de caneta
São costumes bem comuns, principalmente quando as pessoas estão nervosas ou ansiosas. Mas isso pode causar desgaste precoce dos dentes, além de outros problemas, como desalinhamento e infecções.
5. Deixar de ir ao dentista
Consultas regulares ao dentista são fundamentais para manter a saúde bucal em dia. Tratamentos, como limpeza profunda dos dentes e da gengiva, e a investigação de possíveis problemas só podem ser feitos pelo dentista. O ideal é ir a cada seis meses.
6 – Uso de clareadores dentais sem orientação do dentista
O desejo de ter os dentes branquinhos pode levar algumas pessoas a usarem produtos vendidos aleatoriamente no mercado. Esses clareadores podem comprometer o esmalte do dente, causar sensibilidade, entre outros problemas. O clareamento sempre deve ser feito e orientado pelo dentista.
>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leia também ….
- Motociclista morre após cair de ponte em Governador Lindenberg; corpo é achado pelo pai
- Mais Colatina leva mais de 50 serviços para o bairro Colatina Velha
- Dicas para emagrecer sem sofrimento
- Segurança: UHE de Aimorés inicia ciclo de simulados internos de emergência
- Ausência de cortes e recuperação mais rápida: conheça 3 inovações que melhoraram o tratamento para dor de coluna