Colatina em Ação – 14 de outubro de 2022
Cinco alunos da Rede Municipal de Ensino de Colatina foram premiados na etapa estadual do Prêmio “MPT na Escola 2022 – A escola no combate ao trabalho infantil”. Colatina ainda foi destaque e ganhou na categoria “Município do Interior”, como cidade mais premiada.
A estudante Isabelly Cristina dos Anjos, da EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta ficou em primeiro lugar do Grupo 1, na Categoria Desenho. Kíssila Neves Dutra, também da Belmiro Teixeira Pimenta, ficou com o terceiro lugar na Categoria Desenho, no Grupo 2.
A EMEFTI João Manoel Meneguelli também levou prêmio para casa, com Rayssa dos Santos Alves, terceiro lugar na Categoria Poesia, no Grupo 2.
Já no Grupo 3, Eliúde Gasparino de Sousa dos Santos e Amanda Soares Neto, ambos da Belmiro Teixeira Pimenta, garantiram o terceiro lugar na Categoria Conto e segundo lugar na Categoria Desenho, respectivamente.
A iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) visa conscientizar estudantes das redes públicas de ensino a respeito das pautas: erradicação do trabalho infantil, a profissionalização de adolescentes e aprendizagem profissional, bem como segurança e saúde nas escolas.
A premiação foi dividida em três grupos: o grupo 1 com discentes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, que ficaram responsáveis por produções criativas sobre trabalho infantil; o grupo 2, formado por estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental, com abordagens sobre a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes; e o grupo 3, recém incluído no regulamento estadual, com a participação de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental, com a abordagem da temática segurança e saúde nas escolas e no trabalho.
Foram mais de 90 trabalhos inscritos nas categorias: conto, poesia, música e desenho, assim como aproximadamente 30 mil alunos e 1.330 profissionais da educação estiveram envolvidos com a iniciativa das produções artísticas, contemplando 11 municípios capixabas, incluindo Colatina.
Projeto MPT na Escola
A iniciativa consiste em fomentar a participação de crianças e adolescente nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador a partir do desenvolvimento de atividades em sala de aula, assim como reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos da rede pública de ensino.
Prêmio MPT na Escola
O concurso cultural avalia os melhores trabalhos elaborados pelos estudantes a partir da dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
A premiação consiste em três etapas: local/municipal (que seleciona os melhores trabalhos do município), regional/estadual (melhores trabalhos do estado) e nacional (melhores trabalhos do Brasil). Ressalta-se que os alunos do 8º e 9º anos (grupo 3) participam apenas das etapas local/municipal e regional/estadual.
Confira o resultado final:
Grupo 1
Desenho
1º Lugar: Isabelly Cristina dos Anjos – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta
Grupo 2
Desenho
3º Lugar: Kíssila Neves Dutra – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta
Poesia
3º Lugar: Rayssa dos Santos Alves – EMEFTI João Manoel Meneguelli
Grupo 3
Conto
3º Lugar: Eliúde Gasparino de Sousa dos Santos – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta
Desenho
2º Lugar: Amanda Soares Neto – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta
Categoria “Município do Interior”
Colatina
Leia também ….
- Carreta do eMuseu do Esporte chega a Baixo Guandu e permanece até 16 de outubro
- Outubro Rosa: Casa da Mulher aberta neste sábado (15)
- Plataforma Recoloca Rio Doce está com 111 oportunidades de emprego em Aracruz, Baixo Guandu, Colatina e Linhares
- Fermentação natural: resgate de tradição familiar e inovação nas padarias
- Colatina realiza segundo evento de troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2022