Colatina em Ação
  • Inicio
  • Brasil
  • Cultura
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Fale conosco
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Colatina em Ação
  • Inicio
  • Brasil
  • Cultura
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Fale conosco
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Colatina em Ação
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Inicio Sem categoria

Espírito Santo conta com mais de 134 mil micro e pequenas empresas ativas

Colatina em Ação por Colatina em Ação
27 de setembro de 2023
Em Sem categoria
0
Espírito Santo conta com mais de 134 mil micro e pequenas empresas ativas - Foto: Reprodução

Espírito Santo conta com mais de 134 mil micro e pequenas empresas ativas - Foto: Reprodução

74
COMPARTILHAMENTOS
1.2k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter
Os dados não contabilizam o número de Microempreendedores Individuais (MEI) no estado

Colatina em Ação – 05 de outubro de 2022

Espírito Santo conta com mais de 134 mil micro e pequenas empresas ativas – Foto: Reprodução

Empreender é um desejo que está ganhando cada vez mais adeptos. Não é à toa que “ter o próprio negócio” foi apontado como o 2º maior sonho dos brasileiros pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a maior pesquisa mundial de empreendedorismo.

E foi seguindo esse desejo comum a tantos brasileiros, que a Laís Breder, decidiu abrir a própria loja de vestuário. A ideia de criar uma marca de roupas surgiu em 2015, quando ela finalizava o curso de Direito, e foi ganhando forma até se tornar a Cajuera, há cinco anos. O sonho era desenvolver uma marca sustentável, e que tocasse as pessoas de alguma forma, conta Laís.

“Nessa busca de querer impactar outras pessoas, de aguçar mais o meu lado criativo, acho que a minha consciência tomou a decisão de que a moda seria algo que eu poderia trabalhar nesse sentido. A moda foi a primeira maneira que eu vislumbrei para fazer diferença na vida de outra pessoa“, conta Laís.

O segmento de vestuário é um dos que mais cresce no Espírito Santo, com aproximadamente 5,6 mil micro e pequenas empresas ativas.

Hoje, com a irmã como sócia, a empreendedora já consegue ter um conceito bem formado da loja. A sustentabilidade é o que move a marca.

“A ideia é valorizar o que é nosso, trazer bem a parte brasileira para os nossos produtos. E com uma equipe incrível, a Cajuera começou a crescer, várias pessoas começaram a se juntar ao ideal da empresa. Meu grande sonho é tocar nos momentos individuais, com produtos, serviços e ideias que encantem a vida das pessoas, desconstruindo a ideia de que ser ecológico é limitante. As práticas sustentáveis são possíveis dentro da nossa realidade e é isso que gostaria de trabalhar melhor“, deseja Laís.

Atualmente, a Cajuera possui uma matriz e duas filiais, além de parcerias que levam a marca para Fernando de Noronha (PE) e Chile. A produção capixaba é feita por pequenos núcleos familiares, gerando emprego e renda para o Espírito Santo.

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) são a força motora da economia em todo o país, e no Espírito Santo não é diferente. Apenas no período de janeiro a julho deste ano, elas se tornaram responsáveis por 67% dos empregos gerados, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Segundo o diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira, “as MPEs têm sustentado a economia capixaba com a geração de emprego e renda para o estado. Prova disso, é que, no último ano, elas empregaram sete vezes mais que as médias e grandes empresas capixabas, e seguiram mantendo o saldo positivo de empregos durante o primeiro semestre deste ano. Todo o esforço do Sebrae/ES, em parceria com o governo do Estado e prefeituras, também contribuiu para esses resultados, uma vez que estamos melhorando o ambiente de negócios e desburocratizando os processos para quem empreende no Espírito Santo”, ressalta.

44 milhões de brasileiros empreendem ou desejam empreender

O educador físico Gustavo Brás faz parte do grupo de 44 milhões de brasileiros que são ou desejam ser empreendedores, segundo a GEM. Ele abriu a empresa em 2012, o B3, um estúdio de atividade funcional, localizado em Vitória.

Espírito Santo conta com mais de 134 mil micro e pequenas empresas ativas – Foto: Reprodução

Recém-formado e junto a outros dois sócios na época, eles aproveitaram uma oportunidade para empreender. “Uma academia que fazia atendimento personalizado estava fechando na região e os clientes estavam buscando um novo espaço para se exercitarem, com o mesmo perfil. Entendemos aquela situação como uma oportunidade, compramos os equipamentos do local, abrimos o nosso estúdio próximo ao outro estabelecimento e captamos os alunos“, relembra Gustavo.

Hoje, ele está entre as mais de 134 mil micro e pequenas empresas ativas no Espírito Santo e já se consolidou, quebrando a marca de 23% das empresas que fecham antes de completarem dois anos de existência. De lá para cá, já se passaram dez anos de muito empreendedorismo e aprendizado. E o Sebrae/ES teve contribuição importante nessa trajetória.

“Quando a empresa tinha três anos, eu fiz o Empretec. Queria desenvolver a minha capacidade de empreender, de solucionar problemas diante de mudanças de situações e medir a minha capacidade de gestão. Aprendi que, às vezes, a gente precisa tomar uma decisão rápida e assertiva, seguindo pelo melhor caminho“, conta o empreendedor.

Em 2020, com as medidas de isolamento social provocadas pela crise da Covid-19, Gustavo precisou colocar todo esse aprendizado e conhecimento em prática. Afinal, o setor de academias foi um dos que mais demorou para retomar as atividades presenciais com segurança.

“Durante a pandemia a gente precisou mudar para a aula online e foi tudo em cima da hora. Tivemos que reorganizar os processos internos e nos organizar para que o cliente do outro lado conseguisse treinar, se movimentar, e ao mesmo tempo, fazer com que esse formato fosse prazeroso para ele. O nosso método de treinamento, que é a prática de exercício livre, facilitou a adaptação dos alunos. Foi uma boa experiência, mas não foi fácil“, destaca Gustavo.

Desde o retorno das atividades presenciais, o B3 migrou para um espaço maior e Gustavo toca o estúdio de funcional sem sócios, mas com uma equipe que para ele faz toda a diferença.

“A gente está no mercado há dez anos e sempre tem um desafio novo. Empreender é bacana, mas é desafiador. A gestão do negócio também, porque a gente tem que dar conta da satisfação do cliente, da responsabilidade técnica de entregar o que ele precisa e o que ele quer. Mas a gestão de pessoas é o meu maior desafio. Hoje, eu penso e compartilho junto com os funcionários. Se eu não estiver perto da minha equipe, eu não consigo crescer, e sozinho ninguém vai para lugar nenhum“, conclui o empreendedor.

ES possui pelo menos 11 mil MPEs no setor de alimentação

Quando o assunto é alimentação, o número de negócios abertos no Espírito Santo surpreende. Da fabricação ao comércio de produtos alimentícios, o estado possui pelo menos 11 mil negócios ativos entre micro e pequenas empresas. A Vila Natura é uma delas, atuando no setor de comercialização de polpas de açaí e outras frutas e produtos naturais. No mercado desde 2017, a empresa tem como objetivo promover uma alimentação saudável aos seus clientes.

Espírito Santo conta com mais de 134 mil micro e pequenas empresas ativas – Foto: Reprodução

“Eu amo açaí e tinha dificuldade em achar açaí puro em Vitória. Um dia, por total acaso, eu conheci na rua um produtor de açaí, ele mesmo plantava, extraía e vendia as polpas. Comprei três vezes e pensei que, com mais capacidade de comunicação, eu poderia consumir e fazer aquele alimento chegar até às pessoas como eu. Pedi autorização a ele e comecei a revender para meus amigos e isso foi se espalhando“, relembra Fábio Machado Cardoso.

Para ele, o diferencial do seu produto está na segurança. “Creio que o diferencial hoje seja oferecer um produto muito saudável, prático e confiável. O pacote do meu açaí tem a opção de porções pequenas e registro do Ministério da Agricultura, isso me ajudou a conquistar a confiança de clientes, atletas e nutricionistas conceituados”, conta Fábio.

Desde o início do negócio, Fábio optou por utilizar as redes sociais para divulgação e venda dos produtos. Ele faz parte dos 42% dos empreendedores que já utilizavam esse canal de venda antes da pandemia.

“As redes sociais sempre foram fundamentais desde o primeiro dia quando postei no meu Facebook pessoal sobre a possibilidade de vender açaí a meus amigos e tive cerca de 60 respostas positivas. Aquela postagem foi quando decidi começar. Hoje uso mais o Instagram e Whatsapp Business, o dia inteiro“, explica o empreendedor.

Atualmente, 69% dos empreendedores capixabas fazem uso das redes sociais para venderem seus produtos. O boom aconteceu durante a pandemia, e o whatsapp foi a ferramenta “queridinha” dos empreendedores capixabas, sendo utilizada por 90% daqueles que escolheram as redes sociais para fortalecer as vendas.

Apesar de toda a importância do ambiente digital para o negócio, Fábio entendeu que também era preciso diversificar as formas de venda para ampliar a clientela.

“Hoje meu produto é vendido por mim, como no início de tudo, mas também está dentro de 10 lojas espalhadas pelo Estado. Há quatro meses aluguei meu primeiro ponto físico pois o volume de estoque não podia mais ficar na minha casa. Isso não seria possível sem profissionalizar o negócio me tornando MEI e depois Microempresa“, destaca.

O próximo passo do Fábio, que já fez cursos do Sebrae/ES há alguns anos, é retomar a rotina de capacitações. “Eu pretendo fazer o Empretec, conheço pessoas que fizeram e me indicaram muito. Busco ler e me manter informado sempre, mas sinto falta de participar de um conteúdo mais imersivo”, finaliza o empreendedor.

Dados relevantes

  • 134.285 micro e pequenas empresas ativas no ES
  • 9.526 abertas este ano, de janeiro a julho
  • 23% das MPEs fecham antes de completarem 2 anos
  • MPEs geraram 67% dos empregos de janeiro a julho de 2022
  • MPEs capixaba empregaram 7x mais que Médias e Grandes empresas em 2021
  • 69% dos empreendedores capixabas usam redes sociais

Leia também …..

  • Dos dez deputados federais eleitos pelos capixabas, cinco são colatinenses
  • Outubro rosa: Após vencer dois tumores Jaqueline chagas ajuda pacientes com câncer 
  • Santa Teresa: trio é preso com drogas e munições em táxi
  • Aracruz: adolescente de 15 anos morre após perder controle de carro e bater em árvore
  • “Bom pra cachorro”: empresa capixaba investe na produção de alimentos para os pets
Tags: academiaaçaícagedcajueraeconomiaempreendedoraempreenderempresaempretecgestãomicromicroempreendedormodampepequena empresapequeno negóciopolpapróprio negóciorede socialsebraevila naturavocação
Compartilhamento30Tuitar19
Colatina em Ação

Colatina em Ação

Jornalista levando informações de Colatina para o mundo.

Leia também ...

Monsenhor Rubens Duque celebra 60 anos de ordenação sacerdotal com legado marcante na Igreja capixaba

por Colatina em Ação
2 semanas Passado
0
Monsenhor Rubens Duque celebra 60 anos de ordenação sacerdotal com legado marcante na Igreja capixaba - Foto: Diocese de Colatina

Nesta quinta-feira, 3 de julho de 2025, a Igreja Católica do Espírito Santo celebra com alegria e gratidão os 60 anos de ordenação sacerdotal de um de seus...

Leia mais

Vídeo | Motociclista morre em colisão frontal entre duas motos na ES-341, em Pancas

por Colatina em Ação
2 semanas Passado
0
Motociclista morre em colisão frontal entre duas motos na ES-341, em Pancas - Foto: Reprodução

Um motociclista morreu após uma colisão frontal entre duas motos na manhã deste sábado (28) na ES 341, estrada que liga Pancas a Colatina, no Noroeste do Espírito...

Leia mais

Convênio entre Prefeitura de Colatina e Santa Casa será encerrado em junho, diz secretário de Saúde

por Colatina em Ação
1 mês Passado
0
Convênio entre Prefeitura de Colatina e Santa Casa será encerrado em junho, diz secretário de Saúde. Foto: PMC

O convênio entre a Prefeitura de Colatina e a Santa Casa de Misericórdia, responsável pelo Pronto Atendimento (PA) do município, será encerrado no dia 30 de junho de...

Leia mais

Teste do Pezinho: exame gratuito e obrigatório pode salvar vidas logo nos primeiros dias do bebê

por Colatina em Ação
1 mês Passado
0
Teste do Pezinho: exame gratuito e obrigatório pode salvar vidas logo nos primeiros dias do bebê. Foto: reprodução

Um exame simples, gratuito e obrigatório pode ser decisivo para a saúde do bebê logo nos primeiros dias de vida. Conhecido como Teste do Pezinho, ele deve ser...

Leia mais

Transtornos mentais afetam milhões de adolescentes e exigem resposta urgente

por Colatina em Ação
1 mês Passado
0
Transtornos mentais afetam milhões de adolescentes e exigem resposta urgente - Foto. GETTY IMAGES_BBC

Um silêncio doloroso ronda milhões de adolescentes no Brasil e no mundo. Por trás de sorrisos disfarçados, muitos jovens enfrentam transtornos mentais como depressão, ansiedade, síndrome do pânico...

Leia mais
Próxima Postagem
Roda de Boteco Colatina: conheça os 19 participantes e as delícias - Fotos: Divulgação/Olho Gordo

Roda de Boteco Colatina vem aí: conheça os 19 participantes e as delícias criadas para esta edição

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Empreendedores da Economia Solidária recebem máquinas de costura da Aderes

Empreendedores da Economia Solidária recebem máquinas de costura da Aderes

22 de maio de 2020
Ciretran de Colatina reabre após reforma e oferece agendamento online - Foto: Reprodução

Ciretran de Colatina reabre após reforma e oferece agendamento online

27 de outubro de 2024
Mais de 500 quilos de cocaína pura são apreendidos em bunker em Vila Velha - Foto: PCES

Vídeo | Mais de 500 quilos de cocaína pura são apreendidos em bunker em Vila Velha

17 de outubro de 2024

Pesquise por Categoria

  • Brasil
  • Cidade
  • Culinária
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Aviso Legal
  • Fale conosco
  • Home
  • Política de Privacidade
  • Políticas de Cookies
  • Quem somos
  • Termos de Uso
Whatsapp: (27) 99840-1311

© 2025 Desenvolvido por Colatina em Ação - Hospedado no Brasil por Gen3 .

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Brasil
  • Cultura
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

© 2025 Desenvolvido por Colatina em Ação - Hospedado no Brasil por Gen3 .

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website, você está concordando e com à utilização de cookies. Saiba mais em Política de Privacidade.