Colatina em Ação – 29 de setembro de 2022
Ele ainda é um fantasma que assola o imaginário feminino. Somente em 2021, segundo o Inca, foram mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, doença que se caracteriza pela proliferação de células anormais nas mamas, com potencial de se espalharem para outros órgãos. A boa notícia é que existem formas de diminuir a chance de desenvolver a doença.
“A maior parte dos casos de câncer está relacionada a fatores ambientais, como o estilo de vida e o contato com substâncias, como álcool e cigarro, e o câncer de mama também é influenciado por esses fatores. Portanto, bons hábitos de vida podem diminuir a chance de surgimento da doença“, explica a oncologista Juliana Alvarenga.
Por isso, confira 5 hábitos de vida que podem ajudar a diminuir a probabilidade de desenvolver um câncer de mama.
1) Praticar de atividades físicas
Os exercícios físicos ajudam a estabilizar os níveis hormonais, estimulam as defesas do organismo e também auxiliam na manutenção do peso. Todos esses, são fatores relacionados à proteção contra o câncer de mama, segundo os médicos.
2) Alimentar-se de forma equilibrada
O excesso de peso pode provocar desbalanço hormonal e também um estado de inflamação crônica do organismo. Com a obesidade, outros fatores, como maior secreção de insulina, abrem caminho para um estado de inflamação permanente que pode favorecer a multiplicação de células cancerosas.
3) Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas
O álcool é um fator que aumenta o risco de surgimento de diversos cânceres, entre eles, o de mama. “A relação entre bebidas alcoólicas e o álcool foi estabelecida há muito tempo e já foi confirmada. O álcool deixa os tecidos mais sensíveis a danos a alterações de DNA, além de aumentar os níveis de estrogênio – hormônio envolvido na multiplicação de células cancerosas“, explica Alvarenga.
4) Evitar o tabagismo e o fumo passivo
Não é uma novidade que o fumo é prejudicial e fator de risco para o desenvolvimento de cânceres, mas o fumo passivo, aquele que acontece quando você está no mesmo ambiente que o fumantes e inala a fumaça resultante da queima do cigarro, também é nocivo.
“O cigarro possui cerca de 50 substâncias comprovadamente cancerígenas e elas também estão presentes na fumaça resultante da sua queima. Estudos também já indicaram que os fumantes passivos, em contato com essa fumaça, podem ter contato com substâncias nocivas que equivalem ao consumo de quatro cigarros“, aponta a oncologista.
5) Amamentar
Durante a amamentação, o corpo feminino passa por modificações e, entre elas, está a diminuição de hormônios que podem favorecer o desenvolvimento de tumores mamários. “Além disso, durante a amamentação, o processo de renovação celular nos seios também diminui o risco“, finaliza Alvarenga.
Oncologista Juliana Alvarenga
Leia também ….
- Melhor Escolar: assinada Ordem de Serviço para reforma elétrica de setes escolas de Colatina
- Dia das eleições: saiba como encontrar seu local de votação
- Empresas abrem a semana com 96 vagas de emprego no Sine de Colatina nesta
- Motorista embriagado atinge pai e filho em acidente com morte em Barra de São Francisco
- Aliança Energia realiza plantio de árvores em Resplendor