Colatina em Ação – 05 de setembro de 2022
Os 292 bispos católicos do Brasil reunidos, desde o último dia 28 de agosto, na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgaram, na última sexta-feira (2/9), uma mensagem ao povo brasileiro sobre o momento atual.
Em colegialidade e comunhão, os bispos se dirigem aos homens e às mulheres de boa vontade, afirmando que “nossas alegrias e esperanças, tristezas e angústias são as mesmas de cada brasileira e brasileiro”.
Crise
Os pastores reconhecem o tempo difícil pelo qual o povo brasileiro e o país atravessam. “Nosso País está envolto numa complexa e sistêmica crise, que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade brasileira. Constatamos os alarmantes descuidos com a Terra, a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e porte de armas que ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade. Entre outros aspectos destes tempos estão o desemprego e a falta de acesso à educação de qualidade para todos”, pontuam.
A fome, para os bispos do Brasil, é certamente o mais cruel e criminoso problema, “pois a alimentação é um direito inalienável”. A mensagem reforça os dados do relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura que aponta que o número de brasileiros que enfrentam algum tipo de insegurança alimentar ultrapassou a marca de 60 milhões.
Fake news
Os bispos reforçaram ainda a preocupação com a manipulação religiosa e a disseminação de fake news que têm o poder de desestruturar a harmonia entre pessoas, povos e culturas, colocando em risco a democracia. “A manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com o Evangelho e com a verdade”, afirmam.
Eleições
Na mensagem, os bispos conclamam, mais uma vez, toda a sociedade brasileira a participar ativa e pacificamente das eleições, escolhendo candidatos e candidatas para o executivo e o legislativo que apresentem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família e da casa comum.
Clique aqui e conheça a mensagem na íntegra.
Leia também …..
- Piloto colatinense morre em prova de motocross em Itabirinha (MG)
- Motorista morre após capotar carro no interior de Colatina
- Projeto Reprograme-se abre inscrições para curso de qualificação em Colatina
- Rapaz de 28 anos é morto a tiros na frente do pai, em Colatina
- Vídeo: ciclista é atropelada em São Roque do Canaã, fica embaixo de carro e populares levantam veículo para socorrer vítima