Conheça mais sobre o sistema de energia que reduz sua conta de luz entre 90 a 95%.
Colatina em Ação – 02 de setembro de 2022
Antes de começar, precisamos que você pense um pouquinho conosco: nesse mesmo mês, há um ou dois anos, quanto pagava de luz?… E hoje em dia, costuma pagar qual valor?
Não sabemos de qual parte do Brasil está nos lendo, mas temos certeza que a maioria até levou um susto do quanto essa conta subiu e ainda não para de aumentar.
Outra coisa que aumentou tão rápido quanto nosso boleto de energia elétrica, foi a procura pela instalação de painéis solares residenciais e industriais.
Segundo a Revista Exame, os projetos fotovoltaicos alcançaram 16, 4 GW, se não entende disso, vamos te dar uma noção: essa potência é maior que a da Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do país.
Mas você sabe como esse sistema de energia realmente funciona e quais são os benefícios tão proveitosos que fez com o país investisse mais de R$ 86,2 bilhões apenas nesse setor?
É o que vai descobrir agora!
O que é a energia solar?
As hidrelétricas são responsáveis por produzir mais de 70% da energia utilizada do Brasil, mas além delas, há outras fontes disponíveis e são tão eficientes quanto elas. Na verdade, são até mais vantajosas.
A solar é uma dessas alternativas, e conta com um grande potencial para substituir a fonte que conhecemos desde sempre, pois temos em nossas casas.
Como o nome diz, esse tipo de energia tem o sol como única fonte provedora e o seu potencial se deve justamente a ele.
Afinal, não há um dia no ano em que o sol não apareça. Pode chover, esfriar e a temperatura estar abaixo de zero, mas nenhum dia ficamos sem a luz dele (pelo menos não na maioria esmagadora das cidades do mundo).
Além disso, ninguém precisa pagar para ele aparecer, não é? Isso faz com que além de inesgotável, essa fonte de energia seja muito mais econômica.
Mas afinal, como ela funciona?
O sistema de geração da energia do sol é relativamente simples e para conseguir capturá-la e convertê-la em energia elétrica, bastam apenas alguns equipamentos que podem ser instalados em qualquer residência, comércio, indústria, fazenda, enfim…
Quanto a sua utilização, logo você vai descobrir ser muito vasta.
Retomando ao funcionamento, os 3 principais componentes por essa geração de energia são:
- Painéis solares
Os painéis solares são aquelas grandes placas pretas que ficam em cima das casas ou qualquer outro lugar com energia solar e que você provavelmente já os viu em fotos.
- Inversor solar
O inversor é o responsável por converter a energia gerada pelo sol, na energia elétrica utilizada por nós.
- Estrutura de fixação das placas e os cabos conectores
Os demais componentes servem para dar estrutura e fazer com que os painéis e inversor funcionem corretamente.
No caso, acontece o seguinte:
Os painéis solares captam a energia do sol → o inversor a transforma em energia elétrica → e essa energia pode ser utilizada da forma que o usuário achar melhor.
E como usufruir dessa energia? No que ela pode ser utilizada?
Importante: Assim que o usuário instalar o projeto solar, é preciso que ele entre em contato com a fornecedora de energia elétrica da cidade, para que toda a energia produzida pelos painéis solares sejam revertidas à redução da conta de luz.
Agora que já conhece um pouco sobre o funcionamento, saiba que não é necessário nenhum outro aparelho especial, além do projeto instalado pela empresa especializada.
Ou seja, seus eletrodomésticos, eletrônicos, chuveiro, lâmpadas, tudo o que necessita de energia, será usado normalmente, com as tomadas normais e funcionando com a potência e eficiência de sempre.
Então, não há preocupação em relação ao uso da energia como um todo, pois nada é alterado ou afetado. Basta ligar as luzes ou os aparelhos, e pronto!
Esse sistema serve até mesmo como aquecedor de chuveiro e piscina, além de outros maquinários industriais, por exemplo.
Enfim, precisou de energia? A solar cobre!
Como funciona o abatimento do valor das contas de luz? Saiba que pode ser reduzida em média de 90%!
Depois de conhecer como tudo funciona, é hora das boas notícias!
O principal benefício desse sistema de energia é o quanto ele é econômico, ou seja, menos dinheiro gasto na conta de luz, mais “dim dim” usado no que preferir, sem reduzir um segundo no consumo de eletricidade.
O próprio projeto solar irá fornecer os dados do quanto ele gerou de energia e o quanto ela foi consumida no local.
E então, a cada kWh gerado pelo sistema fotovoltaico, é 1 crédito kWh em abatimento na conta de energia.
Caso o seu projeto produza mais do que você consumiu, a energia não se perde e pode ser utilizada em qual fatura preferir, dentro de 60 meses.
Nesse caso, o excedente se transforma em créditos para serem usados nas próximas contas e é você quem escolhe qual, desde que no período de validade.
Porém, não há problema quando se gasta mais do que a produção, pois ainda assim, a conta pode ser reduzida, em média, até 90, 95%.
Ou seja, você tem vantagem em todos os casos.
Como faço para instalar um projeto e obter esses benefícios?
Para ter um projeto de sistema fotovoltaico, basta entrar em contato com uma empresa especializada.
Porém, pesquise muito bem antes de fazer um orçamento, pois a funcionalidade do projeto irá depender muito de como a empresa irá instalar os painéis solares.
Para ser 100% aproveitado, eles precisam se ater às necessidades de consumo das pessoas, ao local onde será instalado, no tamanho e demais características como essas.
Assim, o projeto será eficiente em dias de sol, de chuva, no frio e no calor, pois saiba que em todos esses casos as placas funcionam perfeitamente.
Sabendo que pode praticamente “se livrar” das contas exorbitantes de luz sem ao menos reduzir nem um pouco o consumo de energia, optar pela instalação das placas parece interessante, não é?
Assim, você não será refém do talão de luz, e o melhor, deixamos para o final: poderá aproveitar o seu projeto de energia solar por até 25 anos.
Leia também ….
- Empresas ofertam 143 vagas de emprego no Sine de Colatina nesta quinta-feira(01)
- Câmara de Aimorés extingue pagamento de diárias a vereadores
- Varíola dos macacos: Linhares confirma primeiro caso da doença
- Usina Hidrelétrica de Mascarenhas é vendida por R$ 1,225 bilhão a grupo inglês GSEO
- Prefeitura divulga resultado parcial do processo seletivo para biólogo e técnico em meio ambiente