Colatina em Ação – 23 de agosto de 2022
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibilizou em seu site oficial o tradicional simulador de voto na urna eletrônica. A ideia é permitir que os eleitores possam ver na prática como é o funcionamento do processo e chegarem mais preparados, a fim de evitar erros, anulação dos votos e congestionamento das filas.
O simulador de urna eletrônica do TSE oferece candidatos fictícios numa “cola”, para o eleitor escolher seus números durante a simulação e ver como que os candidatos vão aparecer nas urnas. O processo serve para mostrar também a ordem dos cargos sendo votados nas eleições de 2022.
A primeira escolha do voto vai para um candidato a deputado federal, com quatro dígitos. O segundo é para deputado estadual, com cinco dígitos. Depois, escolhe-se o senador, com três dígitos. Por fim, temos o voto para governador e em seguida para presidente, cada um com dois dígitos.
Como acessar o simulador de voto?
O simulador pode ser interessante especialmente para quem nunca votou ou quem tem uma dificuldade mais natural com dispositivos eletrônicos. Se você quer treinar ou simplesmente conhecer a iniciativa, é possível fazer isso no computador ou celular.
Para acessar, basta clicar aqui e selecionar a opção de primeiro turno nas Eleições de 2022. Você pode ir praticando até o dia 2 de outubro, quando acontece a votação. Em caso de segundo turno, voltamos às urnas no dia 30 do mesmo mês.
Fonte: TSE
Bispos do Espirito Santo lançam carta que orienta fieis na escolha de candidatos
Eleições: app permite denunciar irregularidade
Começou hoje a campanha eleitoral, 506 concorrem para deputado estadual no ES
Leia também ….
- Operação cassa registro de 26 empresas laranjas no ES e apreende 500 sacas de café em Colatina
- Mulher é assassinada a tiros dentro de casa no interior de Pancas
- Justiça condena estado e médica a indenizarem pais de bebê que morreu ao ser extubado por engano
- Suspeitos tentam correr da polícia, mas acabam presos com arma e droga
- Eleições: app permite denunciar irregularidade